Cultura

10 filmes sobre mulheres na ciência

Duas mulheres de jaleco fazendo experimentos numa bancada
Polina Tankilevitch / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quantas cientistas você conhece? Talvez você já tenha ouvido falar da Marie Curie, que foi pioneira nos estudos sobre radioatividade. No entanto, existem muitas outras mulheres na ciência. Por que nós não sabemos quem elas são?

Em geral, para que uma pessoa se torne conhecida, é importante que ela apareça em alguns produtos midiáticos, como em filmes e documentários. Contudo as obras que têm mulheres como protagonistas normalmente não são tão divulgadas, a não ser que elas sejam apaixonadas por um homem.

Nesse sentido, é importante disseminar os conteúdos que apresentam mulheres trabalhando, pesquisando e produzindo ciência. Assim, além de entendermos o impacto delas nos estudos sobre diversos temas, garantimos que as histórias sobre as cientistas serão mais conhecidas. Confira a lista que preparamos com filmes sobre elas!

1) “Nas Montanhas dos Gorilas” (1988)

“Nas Montanhas dos Gorilas” conta a história de Dian Fossey. A antropóloga estadunidense dedicou-se a preservar a vida dos gorilas de Ruanda, na África, que eram alvo de caçadores. Por meio do enredo, conhecemos a determinação, a coragem e a persistência da cientista, que é uma inspiração para as mulheres que lutam pelos direitos dos animais.

2) “Alexandria” (2009)

“Alexandria” é um filme cuja protagonista é Hipátia. Ela é a primeira mulher documentada como matemática e lecionou Astronomia e Filosofia. No filme, a professora e dois homens são responsáveis por impedir a extinção da biblioteca local. Embora o enredo seja fictício, Hipátia realmente existiu, e conhecer as habilidades dela é uma maneira de destacar que as mulheres também constituíram as bases do conhecimento na Antiguidade.

3) “Temple Grandin” (2010)

Temple Grandin é o nome de uma pesquisadora autista que, com uma forma particular de ver o mundo, defendeu uma tese de doutorado inovadora. A produção apresenta a biografia da cientista, que revolucionou as técnicas de manejo do gado na pecuária dos EUA. Com a história dela, reconhecemos que a visão das mulheres sobre a realidade também deve ser levada em consideração, sobretudo na ciência.

4) “Estrelas Além do Tempo” (2016)

“Estrelas Além do Tempo” apresenta a história de três cientistas que trabalham na NASA durante a Guerra Fria. Por serem negras e mulheres, precisam provar constantemente que são capazes de realizar o trabalho que desenvolvem. Com esse tipo de representação, as jovens cientistas que são como elas terão a certeza de que o céu é o limite para as realizações que podem alcançar.

5) “Mercury 13 – o Espaço Delas” (2018)

“Mercury 13 – o Espaço Delas” representa outras batalhas que as primeiras astronautas dos EUA tiveram que enfrentar. O enredo conta a história de 13 mulheres altamente capacitadas que foram substituídas por homens astronautas durante a corrida espacial. Por meio do filme, podemos refletir sobre como as relações entre homens e mulheres no patriarcado limitam o potencial da humanidade.

6) “Radioactive” (2019)

“Radioactive” é um filme que conta a história de Marie Curie. Junto ao marido dela, a cientista descobriu dois elementos químicos, o polônio e o rádio, que introduziram o uso da radioatividade. Mesmo que essa personalidade já seja conhecida, a obra é interessante para conhecer os desafios que ela enfrentou ao se devotar ao estudo que transformou a sociedade.

7) “Elas na Ciência” (2020)

“Elas na Ciência” é um documentário que aborda a trajetória de três mulheres cientistas que estão se destacando nos estudos que realizam. A obra é uma oportunidade para refletir sobre as oportunidades que são oferecidas às mulheres, sobre a desigualdade de gênero e sobre os obstáculos que ainda precisamos superar para ver uma variedade maior de pessoas na ciência.

8) “Não Pareço Cientista” (2021)

“Não Pareço Cientista” é outro documentário que conta a história de quatro mulheres na ciência. Quando pensamos em cientistas, dificilmente imaginamos mulheres desempenhando esse papel. É por isso que a obra se propõe a superar os estereótipos, construir novas mentalidades e estimular meninas a se dedicarem a esse tipo de estudo, porque elas também fazem parte desse universo.

9) “Mulheres na Fiocruz: Pioneiras” (2021)

“Mulheres na Fiocruz: Pioneiras” é uma obra documental narrada pelas seis mulheres que a protagonizam. Elas são cientistas da Fiocruz que desafiaram o sistema patriarcal, abrindo portas para as mulheres na ciência desde 1940. O documentário é um bom embasamento histórico para valorizar as pessoas que inspiraram mudanças na sociedade e que devem ser reconhecidas até os dias de hoje.

10) “Ciência: Luta de Mulher” (2022)

“Ciência: Luta de Mulher” também é um documentário que retrata o cotidiano de mulheres cientistas. Entretanto são cientistas brasileiras que protagonizam a história. A proposta da obra é apresentar os caminhos para as cientistas que estão por vir, mostrando que há portas abertas para elas. Dessa maneira, valorizamos o conhecimento jovem e inovador, que é tão fundamental.

Você também pode gostar:

Com as sugestões que apresentamos, você já tem ótimas indicações para ampliar o seu repertório sobre as mulheres na ciência. Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam desvendar esse universo que precisa de apoio, reconhecimento e valorização.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br