O Yoga é uma filosofia proveniente da Índia. Sua prática é milenar, mas o Yoga vai muito além das posturas, respiração e meditação. É também um mergulho no autoconhecimento em que é possível crescer interiormente.
Todos que entram na prática mais a fundo acabam amadurecendo e encontrando no Yoga muito mais do que um estilo de vida e até um propósito. Como depoimento pessoal, irei deixar 10 lições que o Yoga proporciona em nossa vida. Mas uma observação: essas lições servem apenas se você estiver mergulhado na prática intensa.
Lição 1: Você aprende a viver mais no presente
A prática do Yoga trouxe para o meu dia a dia menos ansiedade. Além disso, aprendi a viver mais no presente, sem ficar criando expectativa em relação ao futuro. Talvez a concentração nas posturas, a meditação e as leituras aprofundadas conseguiram esse feito.
Lição 2: Você aprende que é possível conseguir fazer muita coisa
O Yoga me fez acreditar no meu potencial. Ainda não sei fazer todas as posturas, mas acredito no meu potencial interno e sei que com ele posso conquistar muita coisa.
Lição 3: Você aprende que não é necessária muita coisa para ser feliz
Uma das melhores coisas que o Yoga me ajudou a descobrir é que não preciso de tanto para ser feliz. Me tornei uma pessoa mais minimalista. Fico feliz com os pés na grama e uma boa companhia. Isso não quer dizer que eu não tenha objetivos ou metas, mas reconheço sim que a simplicidade me trouxe felicidade.
Lição 4: Você aprende a valorizar aqueles que te amam e as coisas simples
Foi o Yoga que me ensinou, na prática, a valorizar as pessoas que me fazem bem e momentos simples e belos. Um pôr do sol não passa mais despercebido, assim como um dia de chuva. E aquela amizade que faz um bem danado pra alma, essa eu sempre agradeço.
Lição 5: Você aprende de que é apenas uma gota na imensidão do mar
O Yoga me ensinou a não querer ser muito além daquilo que posso. Às vezes nos desgastamos tanto para aparecer e chamar a atenção, que nos esquecemos de que somos apenas uma gota na imensidão do mar.
Lição 6: Você aprende a ser menos ansioso
Aprende a ser menos ansioso porque começa a fazer as coisas mais voltadas ao presente. Há metas e objetivos, mas eles são sólidos e foram construídos com amor.
Lição 7: Você está em aprendizado constante
Você sente que há sempre o que aprender e evoluir para se tornar uma pessoa melhor. Aprende a ser humilde e a reconhecer os erros.
Lição 8: Você aprende a não criar expectativas
Nem todos os sonhos serão realizados e isso o Yoga me ensinou. O que talvez a gente ache certo pra gente pode na verdade não ser, e é preciso que saibamos esperar e não julgar o tempo. Ah, o tempo… Você vai ver ele é sábio!
Você também pode gostar
Lição 9: Você aprende que aquilo que tem é o suficiente
Você vai se contentar com pouco quando mergulhar a fundo no Yoga. Não quer dizer que vai mendigar por aí, mas irá sentir que não precisa de tantas coisas externas para ser feliz.
Lição 10: Eu posso ser uma pessoa melhor
O Yoga me ensinou a olhar pra dentro e fazer uma faxina interna. Eu não era tão boa e legal como achava que era. Precisei mudar e compreender muita coisa. E a partir daí reconheci os erros para me tornar uma pessoa melhor e mais humana.