Saúde Integral

10 sinais de que o seu coração não vai bem

Homem sentindo dor do peito
Science Photo Library / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois seu trabalho permite que o sangue circule normalmente em todo o nosso organismo, distribuindo os nutrientes necessários para que nossos sistemas funcionem perfeitamente.

Para atender às necessidades de um corpo adulto, o coração precisa bater de 60 a 100 vezes por minuto, e, se isso deixa de acontecer por algum motivo, podemos apresentar problemas em diversas regiões do corpo.

Muitos acreditam que os problemas no coração são indicados por dores na região do peito ou pela falta de ar, mas, geralmente, os problemas cardiovasculares são silenciosos e só são percebidos com antecedência se fizermos acompanhamento médico de rotina ou se estivermos atentos aos sinais mais sutis que essas doenças podem trazer.

Sendo assim, quais são os sinais de que o nosso coração não está bem? Confira a seguir!

1) Fadiga

Mulher sentindo dor do peito
DjelicS / Getty Images Signature / Canva

Sentir fadiga ao realizar pequenos esforços físicos, mesmo os simples como caminhadas curtas ou subir alguns lances de escada, é um dos primeiros sinais de que algo não está bem. Isso pode significar que seu coração está fraco ou dilatado e não está conseguindo bombear sangue de maneira eficiente para os pulmões e músculos, o que causa a fadiga.

Essa condição pode indicar inúmeras doenças cardíacas. Entre elas, está a arritmia, insuficiência cardíaca em fase inicial ou hipotensão arterial.

2) Dor e inchaço nas pernas

A dor e inchaços nos pés e pernas costumam ser comuns em períodos de calor como o verão. Mas, quando isso se torna frequente, até mesmo em períodos mais frios do ano, pode ser um sintoma de que seu coração não está funcionando corretamente.

O inchaço é causado quando o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear sangue na quantidade necessária para suprir a necessidade do corpo. Além disso, quando o órgão está sem força, as pernas e pés costumam ser as regiões mais afetadas, devido à gravidade.

3) Náusea, falta de apetite e dor de estômago

Esses problemas são comuns em nossa rotina, mas, quando acontecem com muita frequência, é recomendado procurar um médico. Afinal, doenças cardíacas também podem causar náuseas, falta de apetite e dores no estômago.

Isso acontece quando o coração não está funcionando corretamente no lado direito, gerando um aumento do fígado ou o acúmulo de líquidos em volta dele e dos intestinos, gerando problemas na digestão e, até mesmo, queimação e dores abdominais.

4) Alterações na gengiva

Se você sofre constantemente com problemas na gengiva ou machucados na parte interna da boca, isso pode significar haver inflamação nas artérias do corpo, principalmente as coronárias.

5) Suor frio ou sudorese intensa

Mulher suando sentada na frente do ventilador
tommaso79 / Getty Images Pro / Canva

É comum que pessoas com diabetes tenham esses sintomas, principalmente as que utilizam a insulina para controlar a hiperglicemia. Mas a sudorese intensa e o suor frio constante também podem ser sinais aparecendo em casos de infarto agudo no miocárdio.

6) Tosse noturna

Tossir demais ao se deitar também pode ser um sintoma de problema cardiovascular, pois pode representar um mau funcionamento da válvula mitral ou uma deficiência no bombeamento de sangue pelo ventrículo esquerdo, ocasionando um aumento do retorno do sangue para os pulmões.

7) Tontura e desmaios

É comum que pessoas com problemas cardíacos sintam tonturas ou desmaiem, devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro que essas condições podem causar. Por exemplo, as arritmias cardíacas são responsáveis por desencadear a perda da consciência e por desmaios.

Outras condições, como doenças da válvula aórtica, fibrilação atrial e taquicardias, também podem causar tonturas e desmaios.

8) Frio constante nas mãos e nos pés

Pessoas com hipertensão arterial podem sentir as extremidades do corpo mais frias devido à diminuição da circulação do sangue nessas regiões por mecanismos de vasoconstrição.

Agora, em casos de insuficiência cardíaca, o corpo não consegue bombear o sangue para todo o organismo e prioriza os órgãos vitais, fazendo com que as extremidades não recebam a quantidade necessária de sangue. Por isso, essas áreas ficam geladas.

9) Urinar várias vezes durante a noite

Algumas pessoas acreditam que se levantam várias vezes para urinar a noite porque ingeriram líquidos demais. E isso pode até ser verdade, mas é preciso ficar atento, porque a insuficiência cardíaca faz com que nosso corpo retenha fluidos, já que a nossa circulação não funciona corretamente, e o corpo elimina esse líquido pela urina.

10) Dor no pescoço e no maxilar

Mulher sentada na frente do notebook com a mão no pescoço, em sinal de dor
Dragana991 / Getty Images / Canva

Embora seja difícil associar o maxilar e pescoço ao coração, esses sintomas devem ser considerados porque trazem um grande risco ao coração, por estarem relacionados com doenças coronárias com obstrução das artérias e podem evoluir para um infarto.

E como prevenir problemas do coração?

Além dos exames de rotina, há certos hábitos podem evitar que uma doença cardiovascular nos surpreenda negativamente em algum momento da vida. Confira algumas dicas a seguir.

Atentar-se à alimentação

Alimentos gordurosos, fast food, comidas processadas ou com excesso de sal são algumas coisas que precisam ser evitadas.

Para garantir que suas necessidades alimentícias sejam atendidas, e sua saúde não seja prejudicada, invista em uma dieta balanceada e saudável, repleta de alimentos verdes, grãos, cereais e carnes magras. Preferencialmente, consulte um nutricionista, para que ele elabore o melhor cardápio para o seu organismo.

Você também pode gostar

Evite álcool e cigarro

O álcool é prejudicial ao fígado e, se consumido em excesso, pode causar infarto ou desencadear a insuficiência cardíaca. Já o cigarro contém algumas substâncias que provocam o estreitamento das artérias e fazem o coração trabalhar mais para oxigenar o organismo.

Esses são alguns dos inúmeros motivos pelos quais esses dois itens devem ser evitados, mas saiba que tirá-los da sua vida fará seu coração agradecer!

Pratique atividade física

Praticar exercícios físicos ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, além de outros inúmeros benefícios que essa atividade pode trazer para a sua saúde física e mental.

Evitar o estresse

Atualmente o estilo de vida de muitas pessoas inclui o estresse. Afinal de contas, temos cada vez mais trabalho e preocupações, mas menos tempo para descanso e autocuidado. Mas vale a reflexão para diminuir o estresse diário, porque, além de ele causar doenças cardiovasculares, é graças a ele que muitas pessoas bebem, fumam ou se alimentam de forma não saudável. Portanto cuidar da sua mente pode refletir também em seu corpo!

Mesmo sendo pequeno, o coração é o responsável pela nossa vida. Por isso, merece atenção redobrada. Além de adquirir hábitos mais saudáveis, consultar o médico regularmente para exames de rotina é a melhor forma de garantir que ele esteja bem. Embora o mundo em que vivemos priorize o trabalho, há momentos em que precisamos parar para olhar para dentro, para a nossa saúde e bem-estar e, se necessário, refletir sobre aquilo de que vale a pena abrir mão ou não, para que nossa qualidade de vida seja garantida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br