Poucas coisas na vida são melhores do que aqueles momentos em que você degusta algumas refeições feitas de pratos absolutamente deliciosos, que de fato dão gosto de comer. Mas, afinal, o que faz a comida ser tão prazerosa?
A resposta é simples: o sabor. Porém, apesar de a resposta à pergunta ser simples, colocá-la em prática pode ser um pouco difícil para muita gente, principalmente para as pessoas que ainda são muito apegadas apenas aos temperos mais tradicionais, como o sal e a pimenta.
É claro que são temperos bons – principalmente se o sal escolhido for o sal rosa do Himalaia ou o sal marinho, que são mais saudáveis do que o sal branco, que passa por diversos processos de refinamento.
O sal e a pimenta dão muito sabor à comida, mas existem diversos outros temperos (assim como diversos tipos de pimentas diferentes) que trazem sabores diferentes, interessantes e deliciosos.
Mas, quais são esses temperos? Abaixo, separamos uma lista de 10 temperos deliciosos e que não podem faltar na sua cozinha. Acredite, assim que você se acostumar a usá-los, as suas preparações nunca mais serão as mesmas e você não conseguirá mais usar apenas sal e pimenta em praticamente nada. Tudo vai pedir um temperinho a mais!
E o melhor é que a grande maioria desses temperos são fáceis de serem encontrados e o preço é realmente em conta. Outra vantagem é que usando mais temperos, você consegue diminuir a quantidade de sal, o que com certeza tornará a sua alimentação mais saudável. Então, aproveite!
Açafrão
O açafrão traz não só sabor, como também traz muito aroma e uma coloração que invade todo o prato. É um tempero lindo e completo. É muito usado em receitas da culinária mediterrânea, mas é também perfeito para ser colocado em risotos, carnes brancas e massas. Alguns doces também podem levar o açafrão em suas preparações.
Noz-Moscada
A noz-moscada é a semente da fruta de uma árvore da Índia. O sabor desse tempero é adocicado e possui um aroma muito presente, por isso é importante saber dosar bem a quantidade – não exagere. Ela é muito usada em molhos e receitas derivadas de leite. Fica muito bom na preparação de mostarda caseira, risotos, molhos para carnes, molho branco para massas, pratos da culinária indiana e, inclusive, em algumas bebidas.
Orégano
O orégano é um tempero muito famoso – talvez o mais famoso logo depois do sal e da pimenta –, por isso também é muito usado. Mas, poucas pessoas conhecem a sua versatilidade. O orégano está sempre presente em pizzas, sanduíches e diversas (diria milhares) outras preparações. Em praticamente todas as receitas salgadas é possível colocar orégano, como em proteínas, massas, saladas, molhos… A lista é infinita! O sabor e o aroma dessa pequena folha são indescritíveis.
Gengibre
O Gengibre é uma raiz que possui gosto e aroma muito acentuados, realmente fortes. Por isso, é muito importante tomar cuidado em relação à quantidade usada. Quando colocado na medida certa, dá um toque muito especial à preparação. É muito usada em doces, para trazer um toque picante, como em bolos, cupcakes, brownies e brigadeiros. Também é usado em saladas, pães, sopas, carnes e em saladas de frutas. Também fica ótimo nos famosos sucos verdes, pois o gengibre é antioxidante e acelera o metabolismo.
Salsinha
A salsinha também é bastante famosa e indispensável na cozinha. Esse tempero fica bom em praticamente todos os pratos da culinária salgada, porém é importante lembrar que, na grande maioria das vezes, ela deve ser usada fresca e apenas na finalização da preparação. Utilize a salsinha em carnes, omeletes, arroz, molhos de ervas, molho de tomate, mostarda, maionese e tantas outras preparações.
Manjericão
O sabor do manjericão é extremamente agradável e não rouba a cena de nenhum outro tempero ou ingrediente, ele apenas complementa o prato de forma bastante sutil. Fica perfeito em receitas com tomate, como o próprio molho, o pesto, que é impossível de se fazer sem o manjericão e em alguns frutos do mar. Também é delicioso em saladas e na preparação de legumes.
Alecrim
Algumas ervas são confundíveis umas com as outras, como a salsinha e a cebolinha, por exemplo. Porém, existem outras que são tão únicas em seus sabores que até os menos acostumados conseguem identificá-las e este é o caso do alecrim. Por isso, é importante prestar atenção na quantidade de alecrim colocada no prato, para não roubar totalmente o sabor dos outros temperos. Mas, mesmo em pequena quantidade, saiba que ele será um dos protagonistas. Fica perfeito em todas as carnes e em legumes. Inclusive, é muito comum (e muito gostoso) utilizar o alecrim na preparação de batatas assadas e gratinadas.
Alho
Fácil de ser encontrado e com o preço bastante acessível, o alho é indispensável na cozinha de qualquer pessoa. Ele pode ser utilizado de muitas formas diferentes. A mais famosa é no refogado, misturado com a cebola, para a preparação de grãos (como o arroz e o feijão) e de diversas carnes. Mas, sua versatilidade é muito maior. Você pode picar o alho em pequenos quadrados para fritá-lo rapidamente. Quando pronto, vira um ótimo crocante para finalizar saladas, o arroz, macarrão, carnes, entre outros pratos.
Coentro
O coentro é outro tempero que, assim como o alecrim, irá se destacar muito em sua preparação. Seu gosto é delicioso, porém muito forte. Por isso, saiba dosar a quantidade ideal. Sua coloração também é linda, então será mais um toque de cor em sua receita. Utilize o coentro em peixes e todos os outros frutos do mar e saladas, fica delicioso e refrescante!
Você também pode gostar
Louro
O louro é aquela famosa folha que sempre está na panela de feijão da sua mãe, sabe? Pois é, e apesar de você talvez não acreditar, essa folha realmente faz toda a diferença no sabor (olha o segredinho de mãe aí!). Mas, não use esse tempero maravilhoso apenas no feijão, não! Transforme o louro em uma constante em suas preparações, principalmente em sopas, caldos, legumes, molhos de tomate e tantas outras possibilidades. A única diferença do louro para os outros temperos desta lista é que ele é ótimo para temperar, mas não é bom quando mastigado, então deixe apenas na panela, OK!?
- Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.