Estamos divididos entre adeptos aos medicamento químicos e aqueles que aderem às terapias alternativas para resolver os problemas do cotidiano. Entre outros recurso como homeopatia, terapias e tratamentos naturais, são diversas as opções para a não ingestão de remédios “tradicionais”.
Em alguns casos, o medicamento químico é realmente necessário, de qualquer maneira, deve ser utilizado de forma orientada e maneirada. Não precisamos ser radicais e achar que qualquer incômodo ou pequena dor será resolvido apenas com eles.
O acompanhamento médico é imprescindível para que se leve uma vida saudável, mas algumas dicas podem ser valiosas para preservarmos nossa saúde e prevenirmos doenças:
Prática de atividade física
A atividade física se refere a movimentação do corpo em qualquer nível. Ou seja, é importante manter-se em movimento diariamente, independentemente de exercícios de longa ou curta duração, o estímulo aos músculos e circulação deve ser prática frequente para o bem do corpo e da mente.
Dieta em dia
Ter uma dieta não significa sofrer, mas sim selecionar aquilo que se come e dar preferência a alguns tipos de alimento. Uma rotina alimentar saudável que evite o consumo de industrializados e produtos gordurosos lhe trará bem estar a curto e longo prazo.
Sentir o Corpo
Costumamos viver no modo automático sem perceber as ações do nosso corpo. A respiração, a movimentação e outras atividades “involuntárias” que exercemos diariamente podem receber maior atenção para serem praticadas com mais calma e qualidade.
“Take it Easy”
“Leve na boa”, manter-se tranquilo, evitar situações de estresse e nervosismo faz com que seu sistema nervoso funcione melhor e assim todas as funções do corpo são executadas com mais cautela e efetividade.
Viva a realidade
Aceite as situações em que se insere. É importante sentir dor, é importante sentir alegria. Rir, chorar, desesperar-se ou alegrar-se são reações biológicas e formas de extravasar toda a energia que o nosso corpo circula.
Autoestima
Nada mais importante do que acreditar em si. Nossa mente é, ao mesmo tempo, frágil e forte, alguns abalos podem ser imperceptíveis e outros são como tempestades. Cuide de si para manter-se firme.
Sentir a mente
Além de não escutar nosso corpo, também não costumamos notar nossa mente. A prática da meditação e interiorização é uma boa alternativa para se conhecer melhor e preservar sua saúde mental e consequentemente física.
Seja paciente
A paciência é um comportamento que exige esforço mas que pode lhe salvar em muitas situações e evitar muitos desconfortos. Busque aplicá-la.
Pratique carinho
O ser humano precisa expressar e sentir carinho. Não se acanhe em demonstrar seus sentimentos. Pessoas muito tímidas ou interiorizadas tendem a ter maiores problemas psicológicos. Seja feliz e faça os outros felizes.
Positividade
Não só a autoestima mas também a positividade irá lhe trazer melhor sensação. Nada mais motivador do que encarar a vida com coragem.
Recomece
Renovações são sempre bem-vindas. Precisamos nos colocar novos desafios, lazeres e tarefas.
Você também pode gostar:
A monotonia pode esconder muitas de nossas habilidades e interesses.
Valorize a natureza
Veja o que está em volta. Mesmo em uma cidade caótica podemos achar pequenas manifestações da energia e beleza da natureza e usufruir de sua energia e força.
- Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.