O Projeto de Educação Nutricional Corporativo é mais uma atividade desenvolvida pela Dra Vilani Figuiredo Dias por meio da Vilaninutri: Nutrição, Saúde & Educação, além do atendimento clínico em consultório que já executa.
Saiba mais sobre o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional Corporativo para promover saúde aos funcionários de empresas públicas e privadas:
No último dia 20 de outubro, a Dra. Vilani Figuiredo Dias coordenou e executou o 4º Encontro da Alimentação Saudável e Promoção da Saúde para os funcionários da FURP — Fundação para o Remédio Popular em parceria com a Convida Serviços de Alimentação em comemoração a SIPAT 2016. O 4º encontro de educação nutricional corporativo abordou uma palestra de educação nutricional, tendo como tema central a Síndrome Metabólica ( obesidade, diabetes e hipertensão), avaliação nutricional por meio de IMC e circunferência da cintura, seguida de orientação nutricional individualizada com o objetivo de promover mudança no estilo de vida e bons hábitos alimentares.
Os funcionários tiveram também a oportunidade de conhecer materiais educativos apresentados por estagiários de nutrição e tirar dúvidas gerais sobre alimentos processados e ultraprocessados, com o auxílio da roda alimentar, para entender os malefícios à saúde, além de orientações consistentes para a prevenção e o controle de hipertensão arterial e diabetes. De acordo com a última estatística, realizada no 3º Encontro, os funcionários apresentaram o seguinte perfil nutricional:
- 25% com peso adequado
- 36% com sobrepeso
- 28% com obesidade grau I
- 06% com obesidade grau II
- 05% com obesidade grau III
Quando analisado, o estado de sobrepeso somado aos graus de obesidade atinge 75% da amostra estudada. Sabemos que sobrepeso e obesidade são fatores de risco importantes para o desenvolvimentos de outras complicações de saúde e doenças crônicas não transmissíveis. Estes dados são muitos parecidos com dados do VIGITEL 2014 sobre a população brasileira, enfatizando o crescimento do desequilíbrio nutricional da nossa população.
Sendo assim, a alimentação saudável, adequada e sustentável é um importante fator para a promoção e manutenção da saúde durante todas as fases da vida, não apenas por fornecer quantidades adequadas de nutrientes para suprir as necessidades do organismo, como também por ser fundamental para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Fatores como ambientes familiar e social, hábitos culturais, fatores socioeconômicos, presença de doenças e influência da propaganda estão intimamente relacionados com a seleção dos alimentos a serem consumidos. Portanto, saber o quê e o quanto comer não é uma tarefa fácil, e fazer escolhas inadequadas diariamente pode comprometer a saúde física e cognitiva, além de favorecer o baixo rendimento e desempenho no trabalho.
Projetos de educação alimentar e nutricional como estes devem ser incentivados para alertar e contribuir com a boa saúde da população em ambientes públicos ou privados, porque a educação alimentar é um processo de aprendizagem exercido por meio de orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece e aprende novos hábitos alimentares, proporcionando escolhas mais assertivas dos alimentos que vão compor as suas refeições, tanto em nível qualitativo quanto quantitativo e, assim, promover um bom estado nutricional e a saúde em geral. Entre os feedbacks recebidos, podem-se destacar:
“Com certeza, temos condições de melhorar a qualidade da vida dos funcionários e este é um passo importante.”
“Tenho recebido alguns comentários sobre a SIPAT, inclusive alguns funcionários elogiando sua palestra e falando que estão tentando aplicar as informações.”
“Inclusive eu, quando passo pelo sachê de sal, lembro e penso que na comida já tem sódio…”
(Departamento de Marketing da empresa)
Tais citações mostram a importância de se levar a informação nutricional e oferecer a oportunidade de mudança no estilo de vida.
Entre as abordagens na alimentação, foi trabalhada a questão da Ingestão de sal e gordura da dieta e a necessidade de diminuição estes ingredientes culinários. Segue abaixo uma sugestão de receita:
Muffin salgado de cenoura e abobrinhaRendimento: 12 muffins Ingredientes:
Modo de preparo: Bata a clara em neve e reserve. Em uma tigela, junte a gema, o leite e o azeite. Adicione os ingredientes restantes, mexendo até a mistura ficar homogênea. Por último, adicione a clara e o fermento. Despeje a massa em 12 forminhas próprias para muffins ou cupcakes, até atingir cerca de dois terços da altura. Leve ao forno preaquecido em temperatura moderada (180 °C); coloque na grade posicionada no meio por 20 minutos ou até que, enfiando um palito no centro dos bolinhos, ele saia limpo. Retire do forno e espere amornar de 5 a 10 minutos antes de desenformar. |
Você também pode gostar: