Você cuida bem do seu dinheiro? Ou é aquela pessoa que cruza os dedos na hora de passar o cartão? Cuidar das finanças ainda é um desafio para muita gente, principalmente para quem recebe menos do que gasta, por ter contas altas e essenciais a pagar.
Felizmente existe uma forma de contornar esse problema, em vez de se endividar ou passar sufoco todo mês. Com o artigo que preparamos, você vai entender como trazer mais consciência para o seu dinheiro. Assim, as suas finanças estarão sempre em ordem para manter sua qualidade de vida. Saiba mais!
Direto ao ponto
O que prejudica a sua relação com o dinheiro?
Antes de entender o que fazer com o seu dinheiro, é essencial investigar os motivos pelos quais você não está conseguindo cuidar dele. A seguir, identifique quais são os fatores que costumam prejudicar as finanças de alguém.
1) Ausência de educação financeira
Nas escolas, não aprendemos qual é a melhor maneira de gerir o nosso dinheiro, até porque ainda não temos capital para administrar. Então as nossas referências se baseiam nas nossas famílias, que dificilmente foram educadas nesse sentido. Como consequência disso, não sabemos tomar as melhores decisões ao cuidar dos nossos bens.
2) Relutância em conversar com outras pessoas sobre dinheiro
Mesmo quando enfrentamos dificuldades financeiras, temos dificuldade de falar sobre isso com outras pessoas. Às vezes, uma visão de fora poderia nos ajudar a agir de forma mais racional, mas sentimos vergonha de compartilhar esse tipo de problema, até com aqueles em quem confiamos. Logo, os problemas se agravam ainda mais, e o desespero aumenta.
3) Esperança de que o dinheiro só trará felicidade
Em uma sociedade capitalista, na qual o dinheiro também é um símbolo de status social, queremos que ele nos traga apenas felicidade. Por isso, nos distanciamos de tudo que parece exaustivo e complicado quando se trata de finanças, focando apenas o que traz satisfação, que é o momento de fazer compras.
Por que cuidar bem do seu dinheiro?
Depois de entender quais questões podem estar te distanciando do seu dinheiro, está na hora de entender por que você deveria mudar os seus hábitos, para cuidar bem do seu dinheiro. Veja os benefícios que você vai obter fazendo isso:
1) Manter seus gastos sob controle
Ao trazer mais consciência para o seu dinheiro, você será capaz de manter os seus gastos sob controle. Isso porque você vai saber quanto ganha, quanto precisa gastar e quanto pode gastar. A partir disso, será mais fácil tomar decisões que não te tragam problemas depois.
2) Acabar com as dívidas
O endividamento pode ser o resultado de inúmeros fatores. Entretanto um deles é o ato de gastar mais do que se tem, com produtos que não são essenciais. Se você conseguir administrar as contas que precisa pagar e o dinheiro que vai receber, é provável que as suas dívidas diminuam a ponto de acabarem.
3) Ter uma reserva para emergências
Uma reserva para emergências é essencial quando o assunto é dinheiro. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer. Quando temos controle sobre as nossas finanças, conseguimos guardar um pouquinho todo mês para possíveis eventualidades que só podem ser resolvidas com dinheiro.
Como trazer mais consciência para o seu dinheiro
Você já tem todos os motivos para trazer mais consciência para o seu dinheiro, então só falta descobrir como fazer isso. Siga as nossas recomendações para recuperar a sua vida financeira de forma definitiva:
1) Compreenda os usos do seu dinheiro
Antes de tudo, você deve entender quais são os usos que você atribui ao seu dinheiro. Separe todas as contas que você precisa pagar, os cartões que têm, a sua poupança, a sua aposentadoria… tudo. Em uma planilha ou em um caderno, deixe cada número organizado.
2) Reflita sobre as suas associações com dinheiro
Em seguida, você deve refletir sobre as suas associações com dinheiro. Quais são os exemplos que você segue para lidar com finanças? A sua relação com as contas é positiva? Por onde você se informa sobre esse assunto? Busque pelos padrões negativos que estão dificultando o controle das suas finanças.
3) Converse com alguém sobre sua situação financeira
Mesmo que seja difícil, converse com alguém de extrema confiança sobre a sua situação financeira. Ter um novo ponto de vista é essencial nos momentos de dificuldade, quando as emoções tentam tomar conta de tudo. Então perca o medo e a vergonha de falar com transparência sobre seu dinheiro
4) Procure suporte para equilibrar suas finanças
Você não precisa cuidar do seu dinheiro sem qualquer orientação especializada. Portanto, se você tem muita dificuldade para gerir as suas finanças, e ainda vai demorar um tempo para adquirir autonomia nesse aspecto, confie em profissionais que podem te guiar. Com o tempo, você não vai mais precisar deles.
Você também pode gostar
Viu só? Não é tão difícil assim trazer mais consciência para o seu dinheiro. Em quatro passos simples, você vai conseguir equilibrar os seus gastos e os seus ganhos, garantindo que as contas sejam pagas sem dificuldade. Mantenha a sua qualidade de vida com uma mudança de hábitos.