Seja a solução
“Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a ter tolerância, simpatia, autocontrole, perseverança e outras qualidades. Sem essas adversidades, eu jamais as conheceria.”
Napoleon Hill
Ninguém começa o dia dizendo: “Hoje eu vou errar!”. Sempre que estamos empenhados e realizando algo, esperamos que o melhor resultado aconteça. Fazemos um planejamento e entramos em ação. Um bom planejamento faz uma grande diferença na execução de uma tarefa. Mais saiba que imprevistos sempre acontecem e erros também. A diferença é como você encara esse erro. Você se culpa? Tem medo de julgamentos? Medo de chegar ao conhecimento de terceiros? Se bombardeia com frases como: “Por que eu fiz isso? Que estupidez a minha…”
Primeiro passo: não se desespere. Pare, respire fundo e pense: O que provocou esse erro? Aprenda com o erro, assuma a sua responsabilidade e foque na solução. Outra dica é viver o momento presente. Muitas vezes estamos tão preocupados com outras atribuições que não nos dedicamos 100% àquele momento.
Mostre a cara
Ok, eu errei. Já sei o porquê do erro e já tenho algumas alternativas para corrigi-lo.
Segundo passo: Quem devo informar sobre o ocorrido? Assumir o erro o faz crescer pessoal e profissionalmente, além de enriquecer o seu caráter. Analise a gravidade do erro. Telefonemas e mensagens de texto podem ser um meio de comunicação para casos mais simples. Para casos mais delicados, uma conversa que ocorra pessoalmente e que seja franca evitará mal entendidos e passará credibilidade. Levar alternativas para sanar o problema, faz toda a diferença.
Saiba dizer não
Dizer não é ter pleno conhecimento de seus limites e também de sua capacidade. Se comprometa com a excelência sempre. Se você percebeu que o desafio é elevado e que não possui competências e habilidades necessárias para encará-lo ou, não terá tempo hábil para fazer a tarefa solicitada com qualidade, diga não! Abraçar o mundo pode deixá-lo ansioso e preocupado e desta forma prejudicar a sua saúde, assim como se comprometer e não entregar o combinado pode deixar marcas desnecessárias na sua carreira e na vida. Liste suas prioridades.
Não se abale
Você sabe das suas qualidades e o que fez você chegar onde está hoje. Se na sua caminhada, algo não sair conforme o planejado, aprenda com a situação e siga em frente.
Você também pode gostar
Quando estamos cientes dos nossos valores, da nossa missão e do nosso propósito de vida, podemos até sair do trilho, mas teremos resiliência e sabedoria de voltar para ele mais fortalecidos e preparados para os novos desafios da vida, e, nada nem ninguém vai nos tirar do nosso caminho, porque sabemos aonde queremos chegar.