Fundado pelo príncipe Sidarta Gautama por volta do século 5 antes de Cristo, o budismo é uma das religiões mais antigas do mundo. Por meio dos ensinamentos de Buda, os budistas buscam alcançar o nirvana, ou iluminação, um estado de transcendência livre de sofrimento, desejo e do ciclo de morte e renascimento.
Conheci o budismo há mais de 20 anos, em um dos vários momentos da minha vida em que buscava um pouco mais de explicação e sentido para essa existência. Pra mim, a filosofia budista é um caminho de enriquecimento espiritual e pessoal por meio da meditação e do insight. Os ensinamentos budistas também tiveram um grande valor na minha jornada e me foram muito úteis para desenvolver a compaixão, acalmar meu coração e para me ajudar a ver felicidade nas coisas simples da vida!
Se você está procurando explorar o budismo um pouco mais e entender a sua conexão com a busca da felicidade, trago quatro sugestões de livros introdutórios escritos por monges e estudiosos do budismo.
“A arte da felicidade: um manual para a vida” — Dalai Lama e Howard Cutler
Por meio de conversas, histórias e meditações, o Dalai Lama nos mostra como vencer a ansiedade, a insegurança, a raiva e o desânimo do dia a dia. Junto com o Dr. Howard Cutler, ele explora muitas facetas da vida cotidiana, incluindo relacionamentos, perda e busca de riqueza para ilustrar como superar os obstáculos da vida em uma fonte profunda e permanente de paz interior.
Baseado em 2.500 anos de meditações budistas misturadas com uma dose saudável de bom senso, “A Arte da Felicidade” é um livro que ultrapassa as fronteiras das tradições para ajudar leitores com dificuldades comuns a todos os seres humanos. Já li três vezes e faz parte do meu top 10!
“Como transformar a sua vida” — Geshe Kelsang
Um manual prático para a vida diária que mostra como podemos desenvolver e manter paz interior, reduzir nossos problemas e fazer mudanças positivas em nossas vidas para alcançar uma felicidade profunda e duradoura.
Baseado na sabedoria atemporal do budismo e na sua própria experiência dessas práticas, Geshe Kelsang Gyatso, guia espiritual da tradição Kadampa, apresenta o caminho completo à paz interior e exterior, perfeitamente adequado para o mundo moderno.
“Felicidade: a prática do bem-estar” — Matthieu Ricard
Escrito por um monge budista francês, considerado o homem mais feliz do planeta após uma pesquisa realizada por uma universidade americana, Matthieu fala nesse livro que a felicidade não chega automaticamente. Não é uma graça concedida ao acaso ou em uma virada do destino. Depende unicamente de nós, de um cultivo de si nos ambientes familiares e sociais.
Esta obra traça um belo panorama da sabedoria milenar dos monges junto às recentes pesquisas científicas e a psicologia contemporânea.
“Zen – a arte de viver com simplicidade: 100 práticas para uma vida feliz” — Shunmyo Masuno
Lições simples e fáceis de colocar em prática: uma por dia, por 100 dias. É essa a proposta do renomado monge budista japonês Shunmyo Masuno, que se baseia em séculos de sabedoria para ensinar como deixar sua vida Zen.
Um desenho minimalista acompanha cada lição, como um respiro Zen entre as reflexões. Com a prática diária, a ideia é que você aprenda a encontrar a felicidade nas pequenas coisas da vida e, consequentemente, paz interior.
Faltou algum livro? Deixe sua recomendação aqui na caixa de comentários!
Você também pode gostar
Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes para ajudar a chegar a mais gente. Se quiser ler meus próximos artigos, inscreva-se na newsletter e me siga no Instagram.