O equinócio de outono é um evento astronômico que marca o fim da primavera e o início do outono. Na data em que o fenômeno ocorre, o dia e a noite têm a mesma duração. Além disso, acontece uma mudança nas energias que estão ao nosso redor.
Durante o verão, sentimos mais vontade de nos aventurar, de nos mostrar para o mundo e de colocar projetos em prática. No entanto com a chegada do outono é possível que você sinta uma motivação diferente dessa.
Com as temperaturas mais amenas e os dias menos ensolarados, você terá um convite para a introspecção e para a reflexão. Nesse período, você deve pensar sobre o que quer deixar para trás, observando o que realmente faz sentido para a sua vida atual.
Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos quatro perguntas que você deve fazer a si durante o equinócio de outono. É importante que você escolha um local tranquilo e silencioso para essa reflexão. E pode escrever seus pensamentos em um caderno, com uma vela acesa ao seu lado.
Se você estiver no Brasil, o equinócio de outono vai acontecer no dia 20 ou no dia 21 de março. Porém se você estiver no Hemisfério Norte, o fenômeno deve ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Por isso verifique a data correta antes de começar a refletir com as perguntas abaixo:
1) O que eu comecei no equinócio de primavera?
O equinócio de primavera é o oposto do equinócio de outono. Nele, as energias que prevalecem são de renovação e de extroversão. Provavelmente, foi nessa época que você sentiu mais motivação para iniciar um projeto ou para começar um novo ciclo na sua vida. Então durante o equinócio de outono, você deve pensar se o que você semeou no início da primavera deu frutos e se você está realmente feliz com o caminho que trilhou.
2) Quais experiências do verão me trazem gratidão?
Como o verão antecede o equinócio de outono, você deve aproveitar essa oportunidade para pensar sobre as experiências que você viveu na estação mais quente do ano. Nesse ponto, você deve pensar sobre o que lhe fez bem e sobre o que transformou sua maneira de ver o mundo nos últimos meses. Ao fazer isso, você terá uma reserva de pensamentos bons para quando os dias se tornarem sombrios, durante o outono.
3) O que eu estou colhendo na minha vida?
No outono, devemos colher tudo aquilo que plantamos durante a primavera, porque, pelo ciclo da natureza, esta irá se recolher. Você pode usar essa imagem como uma metáfora para a sua vida. O que você cultivou nos últimos meses que pode colher agora? Você se sente feliz ao pensar sobre isso? Tem algum arrependimento das decisões que tomou? Estabeleça uma relação entre o seu passado e o seu presente.
4) Qual área da minha vida precisa de mais equilíbrio?
Considerando que as energias do equinócio de outono estimulam a introspecção, você deve aproveitar a data para se aprofundar em cada área da sua vida. Em um exercício de autoconhecimento, pense sobre seus relacionamentos, sobre sua carreira e sobre a sua relação consigo. Assim, você vai identificar qual setor está prejudicando você e quais são as formas de equilibrá-lo.
Você também pode gostar
- Compreenda as energias que integram o equinócio de outono
- Surpreenda-se com as mitologias por trás do equinócio de outono
- Aproveite a solidão para amadurecer
- Equinócio de outono – Quando a Natureza ensina o desapego
A partir do conteúdo que preparamos, você terá um equinócio de outono proveitoso, que vai ajudar você a melhorar a sua vida. Reconheça que o isolamento que a estação promove pelas baixas temperaturas é o momento perfeito para olhar para dentro de si. Faça esse exercício para se entender e se equilibrar.