Comportamento Convivendo Educação Educação dos filhos

5 atitudes que os pais têm que enfraquecem os filhos

49451781 - sad daughter hugging his mother at home. concept of couple family is in sorrow.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ninguém nasce sabendo criar outra pessoa, é claro. Entretanto, a partir do momento em que você se torna mãe ou pai, é preciso estudar, ler, se informar, refletir sobre suas ações, saber o que é certo e errado, assumir erros e, é claro, aproveitar os acertos para continuar realizando-os.

Jamais se saberá tudo. Mas é importante enxergar todos os erros. Por isso, se você, como pai ou mãe, comete alguma das atitudes abaixo, é importante refletir sobre isso para repensar a forma de agir com seus filhos. Assumir um erro não é vergonha – inclusive na frente dos filhos! As crianças devem aprender que assumir os erros para corrigi-los sempre será a melhor alternativa.

Abaixo, você encontra cinco atitudes que os pais têm que enfraquecem os filhos.

1. Não escutá-los

Os filhos precisam saber que têm espaço para conversar com os pais. Eles estão no começo da vida e, por isso, precisam experimentar de tudo. Mil e um pensamentos começam a se formar em suas mentes e eles precisam dividir tudo isso com alguém. Caso eles não tenham esse espaço em casa, provavelmente crescerão frustrados, o que pode refletir muito em sua personalidade e comportamento.

2. Compará-los a outras crianças

Cada criança é única e tem o seu tempo de evolução e desenvolvimento. Por isso, é normal que crianças da mesma idade estejam em estágios diferentes de aprendizado, mas isso não é sinal de que uma está atrasada em relação a outra. Comparar seu filho com outras crianças pode ser incrivelmente doloroso para ele, causando consequências para o relacionamento em família, como distanciamento dos pais, depressão, entre outros problemas.

3. Abusos psicológicos

As consequências de abusos psicológicos são tão devastadoras quanto as de abusos físicos. É claro que abusos físicos devem ser evitados em qualquer tipo de situação, mas por vezes os psicológicos acontecem. Gritos, ordens sem argumentação bem explicada (as crianças precisam entender os motivos de tudo), entre outras atitudes acabam com a confiança e o amor-próprio de uma criança.

4. Castigá-los sem argumentos

Castigar sem argumentar os motivos (ou seja, aquela história de “sim, porque sim” e “não, porque eu estou dizendo que não”) não ajuda em nada a construir os pilares de educação da criança. Ao contrário, apenas dificulta ainda mais esse processo. Castigos sem explicação vão gerar frustração, raiva e tristeza, que poderão se refletir diretamente na forma de agir da criança perante os outros. Afinal, se elas não sabem exatamente o porquê de estarem sendo castigadas, como saberão o que é certo ou errado?

5. Não demonstrar afeto

Abraços, beijos, cafuné, carinho, palavras carinhosas, amor. Você costuma dizer “eu te amo” para o seu filho? Você costuma abraçá-lo e beijá-lo todos os dias? Saiba que ter esses costumes de demonstração de afeto é muito importantes para a construção da personalidade da criança. Muito além de simplesmente dizer que o ama, demonstre ao seu filho esse amor. Além de aumentar o vínculo entre pai e filho, as demonstrações de afeto ajudam o pequeno a se sentir completo e a ter a segurança de que é amado. Do contrário, vai procurar essa segurança em outros lugares, coisas e situações.

Educar não é fácil. Criar, ainda mais difícil. É um processo diário, de evolução minuto a minuto.

Erros acontecerão, mas é importante estar aberto a assumir, entender e modificar o que está errado. Você e toda a sua família tendem apenas a ganhar com essa atitude.

Você também pode gostar

Além disso, é importante saber que as dúvidas sempre existirão. Mesmo assim, há atitudes básicas que sempre devem existir, independente da situação: saiba ouvir, tenha paciência de explicar (e explicar de novo e de novo, porque nem sempre as crianças aprendem em primeira instância), além de parabenizar a criança por seus acertos. Por fim, demonstre amor e carinho sempre! Essa é a base de qualquer relação de sucesso.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br