Autoconhecimento

5 coisas que você aprende quando se recupera da depressão

Sad depressed woman at home sitting on the couch looking down and touching her forehead loneliness and pain concept
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Segundo uma pesquisa do IBGE, a depressão atinge 10,2% dos brasileiros, mas, ainda assim, é mal interpretada por muitos. Felizmente, o quadro vem mudando a cada ano e as pessoas têm se conscientizado mais sobre a importância de um diagnóstico e tratamento corretos.

A depressão é uma doença séria, mas que tem cura. E assim como qualquer processo, traz muitos aprendizados. Confira abaixo alguns deles:

Você pode conhecer uma nova versão de si mesmo

Superar uma doença como a depressão requer muita dedicação, empenho, vontade própria e autoconhecimento. Ao longo do processo você aprende a se entender melhor, lidar com seus sentimentos e ser muito mais seguro sobre o que gosta e quer para sua vida. Diante disso, é natural que você descubra uma versão de si mesmo completamente diferente a que estava acostumado. O processo de superação também significa um verdadeiro desenvolvimento de amadurecimento e aprendizagem.

Você sempre deve pensar com quem falará sobre isso

Infelizmente, grande parte das pessoas ainda vê a depressão como uma fraqueza e não como uma doença a qual qualquer pessoa está sujeita. Ou seja, se você não quiser travar grandes batalhas e ter um desgaste desnecessário, sempre tem que pensar em quem pode confiar e contar sobre sua trajetória. Independente de você dizer que está curado e que já passou por esta batalha, tem gente que sempre vai achar que a depressão é sinal de vulnerabilidade.

A culpa e a vergonha fazem parte ao lidar com a depressão

Provavelmente, são coisas que vão ficando mais fáceis de lidar com o tempo. Os depressivos sabem que se trata de uma doença mental a qual não tem muito controle, mas, ao mesmo tempo, também sentem culpa e vergonha por terem passado por um quadro de depressão. É como se eles sentissem que causam preocupação e dão mais problemas às pessoas que amam, sem contar o medo de serem julgados pela sociedade.

Existem pessoas que nunca vão entender. E tudo bem!

Por mais que seja explicado, que as situações sejam exemplificadas e que seja mostrado como um depressivo se sente, têm pessoas que nunca irão entender. E você precisa lidar com isso, superar e chegar a um estágio em que apenas lamenta internamente. Não adianta sentir raiva, pena de si mesmo e muito menos desejar o mal para estas pessoas. Algumas coisas sempre estarão além do entendimento que alguns humanos conseguem atingir. Preconceito e ignorância sempre existirão. Cabe aos portadores de doenças ou outras questões terem entendimento por estas pessoas e passarem por cima.

A recuperação demora e não é linear

Não existe um dia em que você é depressivo e no outro é uma pessoa feliz e radiante. A recuperação da depressão se dá gradativamente ao longo do tratamento. Na maior parte das vezes, ela é lenta e cheia de altos e baixos.

Você também pode gostar:

Um dia bom pode ser seguido de um intensivamente ruim. Não crie expectativas demasiadas e infundadas, pois pode só piorar o caso.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br