Comer bem não é apenas incluir verduras, legumes, frutas e cereais na dieta. Comer bem também é ter autoconhecimento e atitudes responsáveis para não desperdiçar nada. Quer aproveitar o poder dos alimentos além da nutrição? Conheça nossas 5 dicas para comer consciente e mude sua relação com a comida.
Não coma nervoso
Não coma após discussões ou outras situações estressantes. Há uma forte tendência a descontar nossa angústia, tristeza e raiva na comida. E o que acontece? Não sentimos o sabor dos alimentos e engordamos. Faça exercícios de relaxamento para ter uma alimentação consciente.
Quer uma dica? Antes de comer, visualize uma cachoeira, uma praia paradisíaca, um jardim… Inspire lenta e profundamente, expire da mesma forma por 4 vezes.
Coma apenas quando tiver fome
Você come por fome ou por vontade de comer? Quando estamos com fome, o estômago ronca, bate aquela moleza e dá até tontura. A vontade de comer é um desejo incontrolável por determinados alimentos, doces e sanduíches gordos. Sabe como diferenciar?
Beba um copo de água, se não pensar mais na comida, era vontade de comer. Outra coisa, não almoce ao meio-dia porque é a “hora do almoço”. Faça suas refeições no horário em que seu corpo pedir.
Escolha bem
Não coloque no prato tudo o que estiver disponível. Monte seu prato mentalmente e sirva-se apenas quando estiver certo do que comer. Isso é ótimo para quem frequenta restaurantes por quilo, mas esta dica de consumo alimentar sustentável também vale para as refeições em casa.
Coma devagar
Mastigar bem garante maior absorção dos nutrientes e facilita a digestão. Comer devagar também faz o estômago enviar sinais de saciedade ao cérebro, e a gente consome o suficiente para nutrir o corpo. Em sua próxima refeição ou lanche, mastigue de 30 a 40 vezes e aguarde 20 segundos entre cada uma.
Afaste-se das distrações tecnológicas
Você faz lanches e refeições vendo TV, na frente da tela do computador ou celular? Isso faz você perder noção do quê e o quanto está comendo. Coma sentado, longe de aparelhos eletrônicos, para curtir ao máximo o sabor dos alimentos.
Você também pode gostar
Já pensou nisso antes? Não? Saiba que nunca é tarde para mudar. Aproveite para ler mais sobre alimentação responsável.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras