É inegável que, nos tempos em que vivemos, a ansiedade tem sido um grande peso para muitas pessoas. Além de ser um problema de saúde mental que também nos afeta fisicamente (o transtorno de ansiedade generalizada), a ansiedade como sentimento que causa frustração, medo e baixa autoestima, entre outras consequências, pode ser bastante incapacitante.
Você sofre com ansiedade? Talvez você nem saiba disso e tem “engolido” algumas mentiras que a sua ansiedade está contado para você… Confira abaixo algumas das mentiras que esse sentimento negativo conta e entenda de que forma você pode combatê-lo e impedir que ele se aposse do seu coração e da sua essência.
1. Você se sente esquisito
Todos, invariavelmente, temos algum gosto, predileção, hobby ou mania estranha. Ninguém é exceção. Mesmo a mais “comum” das pessoas tem uma esquisitice oculta, pode ter certeza disso. Por isso, a sua ansiedade mente para você quando classifica você como uma pessoa esquisita, que perde ou não alcança oportunidades por ser assim.
Esse é um mecanismo da sua ansiedade para justificar as suas falhas, as suas frustrações e aquilo que você não tem ou não conquistou (ainda). Quando ela joga a culpa em você, deixa de considerar um montão de possibilidades. Ou quem ainda não encontrou um par para vida, por exemplo, só não conseguiu fazer isso por ser esquisito demais?
2. Você se sente atrasado
Comparações estão entre as coisas mais maléficas para o nosso bem-estar e para a nossa autoestima. E a ansiedade é uma das grandes responsáveis por fazer comparações e jogar em nossas costas culpas que não deveríamos sentir. Por isso, sempre se afaste quando a ansiedade lançar suas garras sobre você em forma de comparações.
Se temos dificuldade de reconhecer até mesmo os passos que demos e damos em nossas vidas, quem dirá entender e compreender o esforço do outro! Por isso, sempre que perceber que a sua ansiedade está comparando você para te fazer se sentir atrasado ou “menor” do que alguém, simplesmente afaste esses pensamentos e entenda que o seu tempo só faz sentido para você.
3. Você sente que poderia estar fazendo mais
A ansiedade é uma das principais culpadas pela sobrecarga que muitas pessoas têm sentido no estilo de vida moderno que tem imperado atualmente. Por causa dos pensamentos distorcidos que ela estimula em nós, ficamos pensando que o nosso esforço não é suficiente, que devemos fazer sempre mais, que tudo que dá errado é culpa nossa.
E a principal consequência disso é uma estafa mental quase que absoluta. Quando tentamos dar conta de tudo, damos de cara com as nossas limitações, e isso nos faz ainda mais mal. Por isso, o ideal é reconhecer e aceitar suas falhas, seus defeitos e seus limites. Além disso, entenda até onde você pode ir e quais fronteiras não pode ou deve cruzar.
4. Você sente culpa por cuidar de si
Pessoas que sofrem com ansiedade frequentemente se sentem mal quando dedicam um dia para o descanso, quando abrem mão de uma obrigação para relaxar um pouco, quando gastam seu dinheiro com uma viagem, um passeio, um restaurante… A ansiedade faz isso porque quer que sejamos robôs que produzem o tempo todo.
Esse sentimento tão angustiante conversa bastante com aquela ideia que nos diz: “Trabalhe enquanto eles dormem”, que é responsável por inúmeras síndromes de Burnout, do pânico, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros muitos problemas que podem afetar nossa saúde física e mental. Planeje-se para cuidar de si com carinho e afeto.
5. Sua autoestima está (quase) sempre baixa
Por causa de tudo o que descrevemos aqui e de muito, muito mais, a autoestima distorce a imagem que você tem de si mesmo. Ela ofusca suas conquistas, suas alegrias e suas vitórias, sempre colocando em destaque suas derrotas, seus tropeços e suas supostas falhas e defeitos. E isso faz com que a sua autoestima enfrente uma queda bastante acentuada.
Por isso, é essencial que você não aceite essa situação em silêncio. Derrotas, tropeços, falhas e defeitos são coisas com as quais todos nós precisamos lidar, então, não aja como se você fosse o único que passa por isso, pois é tudo parte da caminhada de todos nós. E, sempre que possível, levante o seu ânimo e reconheça as suas vitórias e tudo o que você conquistou até aqui!
Você também pode gostar
Enfim, a ansiedade pode ser bastante traiçoeira, destruindo a nossa autoestima e a maneira como nos enxergamos e analisamos a nossa caminhada e a nossa história. Por isso, não se cale diante dela e contradiga tudo o que ela disser de ruim. Além disso, se achar pertinente, procure ajuda de um profissional psicoterapeuta para falar sobre situação psicológica e melhorá-la consideravelmente!