Biblioteca Online

5 jogos de vídeogame para se emocionar e começar a jogar

Uma pessoa manuseando um controle de videogame. Ao fundo, uma televisão que exibe imagens de um jogo eletrônico.
adga94foto / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem não faz parte do chamado universo gamer, muitas vezes, imagina que jogos de videogame são para pessoas que pagam caríssimo em um console de videogame, como o Playstation, ou compram monitores e computadores de última geração para rodá-los.

Isso, porém, é um grande engano! Com muito pouco dinheiro e um computador bem simples, é possível começar a jogar e a cair de cabeça nas emoções que um game pode proporcionar. Além disso, qualquer um pode jogar e se acostumar, assim como qualquer um pode se tornar leitor ou passar a gostar de assistir a filmes.

Preparamos uma lista com 5 jogos que podem ser um bom primeiro passo nesse mundo e que podem emocionar bastante durante a jogatina. Ademais, todos os jogos indicados aqui podem ser comprados e baixados por meio do aplicativo Steam, disponível para todos os tipos de computador.

1 – Brothers

Capa do jogo eletrônico Brothers.
Divulgação / Starbreeze Studios / 505 Games / Steam

Nesse jogo bastante emocionante, você controla, ao mesmo tempo, dois irmãos que precisam viajar por um mundo cheio de magia, com criaturas místicas e pessoas misteriosas, para encontrar uma cura para a doença que está afetando o pai dos garotos. Olha, prepare-se para algumas lágrimas se decidir jogar!

Na história, enquanto você entende a personalidade de cada um dos irmãos, passa a ver a beleza e a cumplicidade da relação deles e passa a sofrer com eles após cada decepção ou comemorar cada vitória. É um jogo simples, que exige apenas que você controle a direção dos personagens e que tem apenas um botão para fazer as ações.

2 – Don’t Starve

A capa do jogo Don't Starve. Nessa, em forma de ilustração, criaturas monstruosas e um homem.
Divulgação / Klei Entertainment / roguelike

Essa é uma ótima opção para quem deseja reunir os amigos e dar bastante risada, construindo boas memórias juntos. No mundo desse jogo, os sobreviventes são colocados num universo cheio de perigos, da escuridão da noite a cachorros selvagens que aparecem repentinamente.

Para sobreviver, precisam se unir, procurar recursos e coordenar a criação de um ambiente de sobrevivência com camas, fogões e muitos objetos mágicos e bizarros para garantir que resistam mais um dia e também, é claro, que se divirtam. Junte os amigos e prepare-se para se divertir muito, mas não vale brigar, hein?

3 – Journey

A capa do jogo Journey. Nessa, a ilustração de um deserto. Sobre a areia dele, uma criatura misteriosa.
Divulgação / Sony Computer Entertainment / Thatgamecompany / PlayStation Store

Esse jogo bastante curto, com uma história que vai tomar apenas de 2 a 3 horas do seu dia, traz uma história bastante bonita, sensível e delicada. É um game que não tem falas, mas que tem uma trilha sonora impressionante e que coloca o jogador no universo do jogo.

A história começa com o personagem, uma figura encapuzada e vestida de vermelho, num deserto, sem maiores explicações. Conforme avança na história, o jogador vai começando a entender o tocante passado do personagem e por que ele está ali naquele mundo, além de aonde deseja chegar.

4 – Life is Strange

A capa do game Life is Strange. Nessa, uma garota de cabelos curtos.
Divulgação / Dontnod Entertainment / Square Enix / Feral Interactive / Black Wing Foundation

Esse é um jogo que apresenta muito bem um gênero bastante popular de games: aquele em que cada decisão que você toma altera o futuro e o final da história, então cada jogador vai chegar a um fim diferente, dependendo das escolhas que fizer, o que rende conversas muito interessantes com amigos que tenham jogado também.

Nessa história, o jovem Max Caulfield, estudante de fotografia, descobre que tem o poder de rebobinar o tempo, então se empenha para descobrir o que aconteceu com sua melhor amiga, Chloe, que morreu em condições misteriosas, para que possa salvá-la. É uma história muito tocante e emocionante, que o coloca como “diretor” do “filme”.

Se quiser experimentar o jogo para decidir se é do seu gosto, o primeiro capítulo dele está disponível gratuitamente na plataforma Steam, basta criar uma conta e fazer o download.

5 – Valiant Hearts: The Great War

A capa do jogo eletrônico Valiant Hearts, que exibe 4 soldados diferentes.
Divulgação / Ubisoft / Ubisoft Montpellier

Guerras são devastadoras e ninguém sai dela ileso. No fim das contas, não há vencedores, porque todos perdem muito quando os países onde vivem decidem entrar em um conflito armado. Essa é a maior lição desse jogo, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial e o coloca no controle de 4 diferentes personagens.

Se você der uma lida nas avaliações dos jogadores que foram até o fim desse jogo, verá que “chorei” é um dos comentários mais frequentes, porque nos afeiçoamos aos personagens enquanto vemos o sofrimento deles no desenrolar da guerra cruel e mesquinha.

Você também pode gostar

Está vendo como jogar não é algo para apenas algumas pessoas? Que tal incluir esse hábito em sua vida e se emocionar com games, assim como se emociona com séries e filmes? Todo mundo pode começar a jogar e, quem sabe, chegou a sua vez de descobrir nos games um hobby que pode mudar a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br