Passamos a maior parte de nossas vidas trabalhando. Já que isso é inevitável, é melhor que esse tempo seja bem aproveitado. O problema é que nem sempre nos sentimos bem com a situação da empresa em que trabalhamos, mas é nessas horas que surgem os líderes.
Os líderes são aqueles que aceitam o desafio de inspirar uma equipe com um propósito maior que seja relevante para todos. Na teoria, isso é muito bonito. Na prática, sabemos que bons líderes não são tão fáceis de encontrar assim. Por isso, separamos 5 dicas de como se tornar um líder (ou ser um líder melhor) em tempos onde uma boa liderança faz toda a diferença para as empresas sobreviverem em tempos de mudanças.
1 – Inspirar é diferente de mandar
O chefe do estilo antigo mandava e cobrava resultados. O líder de hoje precisa ir além disso. Ele tem a necessidade de inspirar a sua equipe com propósitos que sejam relevantes para todos, e não só para a empresa. Afinal, colocar objetivos e metas que só aumentem os números de faturamento da empresa não garante a satisfação pessoal de nenhum funcionário. As pessoas precisam de um propósito real e humano para trabalhar melhor. E esse é o primeiro ponto que o líder de hoje tem que tomar consciência.
2 – Entrega
Se você quer que seus funcionários se entreguem e trabalhem de corpo e espírito, deve ser o primeiro a se entregar. O líder não cobra algo que ele mesmo não possa fazer. Por isso, o exemplo deve vir de quem está liderando. Chegue cedo e saia tarde. Não deixe um funcionário se sentir sozinho em alguma tarefa. Ajude a todos e coloque a mão na massa.
Um bom líder se entrega pelo trabalho e por todos que estão sob sua liderança. As pessoas dependem de você e ninguém vai confiar em alguém que faz as coisas com pouca vontade ou tudo pela metade. Se escolheu ser um líder, deve estar com a energia 100% direcionada para isso.
3 – Treinamento
Se tem algo que irrita os funcionários é quando um chefe exige algo deles sem dar as ferramentas necessárias para realizarem o que é preciso. A principal ferramenta para todo e qualquer tipo de trabalho é o conhecimento. Você não pode exigir algo de alguém sem ensinar ou dar as condições para que a pessoa aprenda o que deve ser feito. Você estimula a sua equipe a superar desafios e a ir longe, mas deve dar o treinamento e as ferramentas necessárias para que eles possam sair da zona de conforto.
4 – Evolução contínua
Seguindo o raciocínio da dica anterior, a equipe não só precisa de treinamento como ela também deve ser incentivada a ter uma evolução contínua. Com a velocidade em que as coisas mudam hoje, é uma questão de sobrevivência, para o funcionário e para a empresa, estar sempre atualizado com o que há de novo na área de atuação. Por isso, a evolução constante deve ser praticamente um mantra puxado pelo líder. Dê o exemplo e mostre aos funcionários como essa mentalidade vai levá-los a uma gratificante satisfação profissional e pessoal.
5 – Lidere pela inclusão
Muitos chefes de antigamente (e infelizmente alguns de hoje também) mostravam o seu poder excluindo aqueles que não concordavam com eles, chegando até a demitir quem propunha um ponto de vista diferente. O líder de hoje não pode mais agir assim.
A boa liderança é feita pela inclusão. Se existe alguém na equipe que está com divergências ou tem pontos de vista diferentes sobre algo, você deve trazer essa pessoa para perto e jamais excluí-la. Se ela se sentir de fora da equipe, é aí que não vai cooperar mesmo.
Trazendo as pessoas para perto, você verá como elas podem contribuir muito mais do que espera e ainda trazer pontos importantes para não serem negligenciados. Sempre que houver conflito, discordância ou pensamentos diferentes, se aproxime das pessoas, as inclua na conversa.
Você também pode gostar
O que achou dessas dicas de liderança? Comente aqui e se você tiver alguma outra dica compartilhe com a gente. 😉
Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.