Quem nunca ouviu frases do tipo “seja sua melhor versão”, “trabalhe enquanto eles dormem”? Quem nunca se cobrou demais no trabalho? A vida inteira somos levados a acreditar que precisamos ser perfeitos e entregar nosso máximo todos os dias, não importa as consequências. Essa ideia de perfeição é diariamente reforçada por coaches através de discursos motivacionais como as frases citadas acima.
Umas das principais consequências trazidas com essa autocobrança excessivas é a sobrecarga mental, a baixa autoestima e o burnout. Isso porque, ao exigir tanto de si todo tempo, você começa a se comparar com outras pessoas e achar que precisa ser igual a elas. Logo, a mente não descansa e, consequentemente, o corpo também não, pois está sempre atrás da perfeição. Portanto, trouxemos aqui 5 motivos para ninguém querer ser a melhor versão de si.
Errar é humano
O primeiro passo é entender que você vai errar, porque errar é humano. É através dos erros que aprendemos as maiores lições, faz parte do ciclo da vida não acertar o tempo inteiro. Ter isso em mente já diminui a autocobrança, pois você compreende que todo mundo erra, e isso não faz de ninguém uma pessoa ou profissional ruim. É apenas uma lei da natureza.
Cada pessoa tem seu ritmo
É normal que nos comparemos com pessoas ao nosso redor, principalmente no ambiente de trabalho. “Por que fulano consegue dar conta de tudo isso e eu não?” “Fulano é muito melhor que eu nesse assunto”, essas são só algumas questões que passam pela cabeça quando se olha para o outro sem antes olhar com carinho para si.
O tempo de cada pessoa é diferente, cada um tem uma realidade. Às vezes, a pessoa com quem você tanto se compara já esteve na sua posição, buscou ajuda e hoje entende melhor o seu ritmo de trabalho e respeita o seu tempo. Não se compare, você faz o melhor que pode com aquilo que tem.
Cuide da sua saúde mental
Se você não está com uma boa saúde mental, quase nada na sua vida vai funcionar. Isso porque o ser humano precisa estar psicologicamente bem para conseguir crescer e evoluir. Não adianta querer fazer mil coisas no trabalho se você está deprimido, com baixa autoestima. Você vai se cobrar demais e essas coisas só vão fazer com que você se coloque mais abalado.
Não acredite em discursos motivacionais com frases prontas, esse tipo de coisa só faz toda a situação piorar, porque alguém diz “seja sua melhor versão, você é capaz”, fazendo com que você se cobre ainda mais e saia frustrado. Antes de qualquer coisa, pense em você e na sua saúde mental. Fique bem consigo mesmo e veja a sua motivação começando a voltar.
É preciso descansar
Como já citado, uma mente sobrecarregada gera um corpo sobrecarregado e cansado. Não existe bom rendimento sem antes ter um descanso. É preciso parar e desacelerar, se permitir tirar um tempo para si para descansar. Ter uma boa noite de sono, assistir um filme ou uma série que te transmita tranquilidade, viajar para relaxar. São inúmeras opções. O que importa é que você descanse a cabeça e o corpo, para conseguir ter um bom rendimento sem tanta cobrança.
Acredite em você
Acreditar em si é o mais importante nesse momento. Saber que você é competente e muito capaz, mesmo com os erros e com os dias de desânimo. Não é sempre que você vai acordar disposto, e nem por isso você precisa se cobrar, pois é normal, e você continua sendo suficiente. Tem dias que o máximo que você vai poder dar é o seu mínimo e está tudo bem, é o que você pode entregar naquele momento.
Não esqueça que você é uma ótima pessoa e um profissional ímpar, não acredite que para ser tudo isso você precisa trabalhar enquanto os outros dormem. Você precisa acreditar na sua capacidade e respeitar os seus limites, enxergando sempre para o que há de melhor em você naquele momento.
Você também pode gostar:
Seja a versão de si que te deixa feliz, tranquilo e com uma boa saúde mental. Trabalhe, mas também relaxe, durma e se divirta. Cuide de você e não se compare.