Segundo a Dra. Edilene Petini, médica veterinária*, a convivência com animais de estimação é benéfica, pois influencia positivamente no sistema imunológico dos pacientes. Segundo ela, além desse benefício, o convívio com os animais também é muito importante para o desenvolvimento e formação psicológica das crianças.
“Nossas crianças estão crescendo em uma era tão tecnológica que os brinquedos podem ser encostados e não utilizados novamente. Já os animais de estimação necessitam de interação por anos. A criança aprende o sentido da responsabilidade, do cuidar do animal e se preocupar com ele. Essa é uma ótima oportunidade para os pais ensinarem na prática aos filhos o sentido de responsabilidade”.
Para atingir um estado positivo de paz e plenitude, a experiência em estar na companhia de um animal pode trazer resultados altamente satisfatórios. Vamos, então, conferir cinco razões que podem nos levar a esse estado de plenitude através do relacionamento com os animais:
1 – Melhora do humor
Quando se está feliz, dois neurotransmissores entram em ação: a serotonina e a dopamina. Eles são responsáveis por controlar nosso bem-estar e também nossas emoções. Já reparou como você muda quando está perto de um animal de estimação? Você para tudo que está fazendo para apreciar as brincadeiras do seu cão ou gato. Todas as irritações do seu dia se desvaem em um piscar de olhos, e as gargalhadas e os sorrisos começam a contagiar o ambiente!
Sua chegada do trabalho nunca será a mesma: seu cão fará uma grande festa com a sua presença! Diminuir o estresse e a ansiedade são dois fatores importantíssimos para melhorar seu humor, e os animais com certeza irão lhe ajudar!
2 – Benéfico para as crianças
Muitos estudos mostram os benefícios que os animais transmitem às crianças, principalmente para aquelas que são hiperativas ou agressivas. Ao brincar com um animal de estimação, a criança tende a se acalmar, pois a brincadeira se torna um estímulo para o cérebro e o corpo, tornando-se uma brincadeira leve, imaginativa e curiosa para as crianças.
Se a criança for estimulada a ensinar truques ao cachorro, por exemplo, isso estimulará a sua perseverança em ensinar e educar o próximo de maneira carinhosa e eficiente, além de aprender como é importante cuidar bem de todos os seres vivos.
Outro benefício é educar a criança a ler para o animal de estimação. Muitas possuem dificuldade em praticar a leitura na frente dos pais, talvez por timidez. Na fase inicial, é um ótimo recurso para estimular a leitura e a descontração, ativando ainda mais a amizade entre criança e animal.
3 – Os animais nos ensinam o perdão e a viver o presente
Muitos animais foram vítimas de maus tratos. Mas isso não significa que eles não saibam perdoar os seres humanos. Mesmo sofrendo, cachorros ou gatos quando adotados passam a confiar em seu novo dono de forma genuína. Além disso, os animais contagiam a todos com a sua alegria, mostrando que viver o presente ao máximo é o melhor remédio para a vida.
4 – Melhora a saúde física
Conviver com um animal de estimação pode ser muito benéfico quando se trata de reações alérgicas, asmas e imunidade baixa. Muitos estudos afirmam que manter um animal perto diminui a propensão dessas doenças. Os níveis de tensão arterial também melhoram em situações estressantes, aumentando a longevidade.
5 – Vida social em alta!
Donos de cachorros ou gatos têm maior propensão em criar e aumentar seus círculos de amizade. Não é raro ver pessoas renovando suas amizades ou encontrando um novo amor, pelo simples fato de haver uma interação entre os animais em um passeio diário. O convívio familiar também melhora quando há um animal envolvido em diversas situações, pois atrai toda a curiosidade e atenção ao animalzinho.
Você também pode gostar
- Os benefícios de se adotar um cão
- Como saber quando o seu cão está chateado
- 10 coisas que meu cachorro me ensinou
Dra. Edilene Petini ressalta, ainda que é muito importante observar e zelar pela saúde do animal: “Em todos os casos, mas principalmente naqueles nos quais os animais convivem com pessoas doentes, é importante que os riscos sejam controlados. É necessário ter um animal saudável, com cuidados com a alimentação, vacinas, vermífugo e controle de ectoparasitas (pulgas, carrapatos) sempre em dia!”.
* Dra. Edilene Petini é médica veterinária (CRMV-SP 10377) e trabalha desde 1999 na Clínica e Hospital 24 horas Toca dos Bichos em São Caetano do Sul.