Relacionamentos

5 razões pelas quais você nunca vai ser suficiente para a pessoa que ama

Papel com um coração desenhado cortado no meio
Photoboyko de Getty Images
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já se viu em necessidade de ser tudo para a pessoa que você ama? Esse sentimento pode gerar ansiedade e afetar sua autoconfiança, sabia? E, além de tudo, pode acabar afetando o relacionamento que você tanto luta para manter. Explore as reflexões nesse artigo e leia 5 razões pelas quais você nunca vai ser suficiente para a pessoa que ama!

Você é o tipo de pessoa que acha que pelo amor vale tudo? Que acredita que precisa mudar quem você é para se encaixar em um relacionamento? Então é hora de começar a ver os problemas por trás dessas falsas afirmações. Além de amor, um relacionamento precisa de respeito, compreensão e parceria. A falta de qualquer uma dessas coisas pode levar a uma relação tóxica, em que você cria uma dependência emocional do outro, prejudicando a sua saúde física e emocional. Afinal de contas, a dependência gera uma vontade de controle sobre o outro que não é nada saudável.

Viver com alguém não é algo fácil, é um desafio diário. Relacionamentos são construídos e moldados com as atitudes, as palavras e os pequenos gestos do dia a dia. Existem momentos de alegria e de tristeza e, quando a relação deixa de fazer bem para qualquer um dos dois envolvidos, existem términos. Se a pessoa que você ama quer mudar tudo no seu jeito, aparência e modo de viver, ela não quer estar ao seu lado, então você não vai ser o bastante para esse alguém e vice-versa. É claro que melhorar todos podem, mas se apagar não é certo. É por isso que hoje vamos trazer 5 razões para você entender por que nunca vai ser suficiente para a pessoa que ama.

Amor é tudo, mas não o bastante

Homem e mulher sentados na cama com expressões de preocupados
Dean Drobot no Canva Pro

O grande problema da sociedade é que muitas pessoas ainda não entenderam, ou fingem não terem entendido, que nas relações interpessoais, sejam essas amorosas, familiares ou de amizade, só o amor não é o bastante. O amor é um sentimento lindo, isso com certeza, mas se não for acompanhado de afeto, carinho, respeito e confiança, não é nada.

Aprenda mais sobre relacionamentos:

A idealização de que o amor resolve e suporta tudo faz grande parte das pessoas acharem que precisam suportar qualquer tipo de coisa, seja violência física e/ou verbal, indiferença, traição, menosprezo, frieza e outras. Não se prenda em uma relação só porque você ama a pessoa e acha que ela te ama de volta, afinal, se ela não te respeita, não é amor. Nada que você fizer vai ser o bastante.

Você não pode mudar a pessoa amada e também não pode deixar de ser quem é por ela

Se a pessoa que você ama não gosta de nada em você, ela provavelmente não te ama de verdade. Alguém que quer mudar seu jeito de falar, de pensar, de agir e se vestir, que tenta a todo custo te afastar das suas amizades e família, que não fica feliz por te ver conquistando sucesso profissional na carreira que você sempre quis, essa pessoa não te respeita como ser humano, muito menos como companheiro(a). Em uma relação, as pessoas precisam melhorar alguns pontos, ceder de vez em quando, ser mais maleável, mas não se engane, isso não quer dizer que você precise mudar quem você é, nem que você possa tentar mudar o outro. Nos casos em que as pessoas viram a vida de cabeça para baixo por causa de alguém que idealizam, as mudanças iniciais são só o início de algo muito maior, porque, na realidade, aquele alguém não te quer, então não importa o que você faça, nunca vai ser suficiente. Se ame e se respeite em primeiro lugar.

Amar por dois não sustenta uma relação

É difícil saber como, mas a verdade é que as pessoas sempre sabem quando um só ama por dois em um relacionamento. É difícil acreditar, a negação de ver o que está bem ali na frente é comum, mas o coração não nega. Falta comprometimento do outro, falta carinho, vontade de estar junto, de construir uma vida e pensar em um futuro para a relação. Tudo isso é possível de se enxergar através dos sinais que sempre estão ali. Você pode fazer mil coisas mirabolantes, se declarar de diversas maneiras, mas, se a pessoa não te ama, o que você estiver fazendo dificilmente vai mudar isso. Simplesmente não fique com alguém que não te dá o que você merece: tudo de melhor. Se valorize em primeiro lugar.

Controlar o outro não é amor, é obsessão

Relacionamentos tóxicos sempre existiram, mas foi só de um tempo para cá que o assunto começou a ser falado e deixou de ser tabu. Controlar o que o outro faz, veste e com quem fala não é amor, é obsessão. A pessoa possessiva pode ser agressiva, mas também pode ser calma e saber manipular, sempre com o tom de voz sereno e um falso drama de que quer ser alguém melhor. Amar é confiar e deixar a pessoa que se ama ser livre, respeitar seus gostos e aqueles com quem ela convive. Amar é cuidar, principalmente. Quanto mais um outro alguém te controlar, mais ele vai se achar no direito de ser dono da sua vida, nunca vai cessar a necessidade de posse.

Colocar o outro acima das suas necessidades é não se valorizar

Mulher triste com a cabeça apoiada nos joelhos
Syda Productions no Canva

Quando a paixão arde no peito, a vontade que dá é de largar tudo e ir fazer o possível e o impossível pela pessoa amada. É deixar suas necessidades em segundo plano para satisfazer a do outro. Mas cuidado, porque esse é o caminho para você parar de se valorizar. Não existe sentido em ter uma relação em que um tem tudo o que quer e o outro anula suas vontades, alguém vai ser muito infeliz nesse tipo de relacionamento e não vai nem conseguir enxergar. É ótimo ver a pessoa que você ama feliz por coisas que você consegue fazer por e para ela, mas não se anule por isso. Faça pelo seu amor, mas por você também. Uma relação em que você dá tudo, no momento em que não puder dar mais, não vai ser mais suficiente.

Você também pode gostar

Essas são algumas das muitas razões que provam que, se você não está em uma relação sólida e respeitosa, não importa o que você faça, nunca vai ser suficiente para a pessoa amada. Relacionamentos são construídos aos poucos e têm como base amor, claro, mas também todo o resto citado aqui. Se respeite, se valorize e se ame em primeiro lugar, para que, assim, você encontre uma pessoa e viva com reciprocidade.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br