Sabemos que a leitura, durante a infância, junto à escrita, é um aprendizado que faz parte da vida. Algumas pessoas mantêm esse hábito durante toda a vida. Estudos comprovam que as pessoas que leem são mais ricas culturalmente e possuem maior capacidade de interpretar fatos e notícias, além de raciocínio mais rápido.
Nem todas as pessoas gostam de ler, ou ainda não encontraram seu livro ideal para embarcar nesse mundo incrível. Separamos aqui 5 razões para começar a ler imediatamente:
1 – Comunicação
Pesquisas científicas comprovam que quando você lê, automaticamente está exercitando a capacidade e desenvolvimento de comunicação verbal e escrita, o que contribui e muito para o dia a dia, como por exemplo, uma entrevista de trabalho.
Além disso, a pessoa que possui a capacidade de leitura de livros, revistas, jornais, etc. possui um maior número de vocabulários, destacando-se das demais.
2 – Empatia
As pessoas que leem passam a ser mais sentimentais e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro através das histórias, notícias e fatos
3 – Aprendizado
Ler é a forma mais eficiente de aprender. Ao ler, seu cérebro processa as informações, no qual tira conclusões conforme avança na leitura.
4 – Capacidade de análise
Ler melhora a sua capacidade de analisar e resolver problemas. Ler sobre histórias, irá ajudá-lo a conhecer melhor obstáculos da própria vida e obter conclusões acerca de praticamente tudo.
5 – Benefícios cerebrais
A leitura faz muito bem ao cérebro. A pessoa que desenvolve o hábito da leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Os benefícios provenientes da leitura auxiliam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer em aproximadamente 80%.
Você também pode gostar
“Ler é como sair para uma jornada. Pode-se viajar para o leste ou para o oeste, para o norte ou para o sul, e conhecer novas pessoas e novos lugares. Ler transcende o tempo. Ler dá a oportunidade de participar de uma expedição com Alexandre, o Grande, ou de se tornar amigos de pessoas como Sócrates e Victor Hugo e de dialogar com eles” – Daisaku Ikeda
Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.