Usar ou não o carro deve ser uma preocupação das pessoas nos tempos atuais. Primeiramente, porque o petróleo é um bem em escassez e, em segundo lugar, porque é muito poluente para o meio ambiente. Para conscientizar as pessoas sobre esse problema, foi criado o Dia Mundial sem Carro.
O Dia Mundial sem Carro é comemorado em todo o mundo em 22 de setembro. A data foi criada na França, em 1997, para conscientizar as pessoas sobre como o uso do automóvel é responsável por danos ambientais e sociais e para estimular formas alternativas de mobilidade.
No Brasil, várias cidades adotaram as bicicletas no dia 22 de setembro, a fim de estimular as populações a aderirem a formas alternativas de locomoção.
Por isso, a maioria dos países preocupados com a questão ambiental tem investido no transporte público e em ciclovias, a fim de incentivar seus habitantes a deixarem o carro na garagem e, até mesmo, não comprar automóvel ou vendê-lo.
Você também tem essa preocupação e gostaria de usar menos o carro? Que tal aproveitar o preço alto dos combustíveis para começar a praticar o desapego à dependência do carro? Confira, a seguir, algumas dicas para fazer do Dia Mundial sem Carro algo para todos os dias.
Direto ao ponto
Dicas para usar menos o carro
Não é somente no Dia Mundial sem Carro que você precisa colocar em prática as dicas a seguir. A data é um incentivo para revermos nossos hábitos e atualizarmos o nosso modo de vida conforme o momento que vivemos, que nos exige maior comprometimento com o meio ambiente e com as demandas coletivas.
Andar a pé
As pessoas nas cidades do interior do Brasil e nas cidades europeias andam a pé. Na correria da cidade grande, abandonamos esse hábito que sempre acompanhou a humanidade. Com isso, ganhamos tempo, mas também quilos e estresse. Retomar essa boa e velha prática nunca foi tão atual e necessária.
Mochila
Você carrega bolsa? A mochila é muito mais prática para quem anda a pé porque distribui melhor o peso dos objetos. Você fica livre, leve e solto economizando gasolina e ainda pode levar um lanche saudável e uma garrafinha de água.
Bicicleta
Você pode variar os seus deslocamentos a pé com a bicicleta. A bike é uma forma de você ganhar tempo quando tiver que fazer um deslocamento maior ou tiver pouco tempo. Você pode investir no equipamento ou alugá-lo, se na sua cidade houver a opção das bicicletas compartilhadas.
Carona
Organize com seus amigos e colegas de trabalho as caronas coletivas. Elas fazem com que menos carros circulem pelas ruas, menos áreas de estacionamento sejam ocupadas, e assim todo mundo sai ganhando, já que gerada economia de combustível.
Economia
Cada vez mais pessoas que possuem carro têm preferido andar a pé. Com a pandemia, veio o trabalho a partir de casa, e, com isso, muita gente passou a usar menos o carro, ou até mesmo vendeu o seu. Com isso, passaram a poupar em seguro, manutenção, combustível, pedágio e estacionamento.
Transporte público
Os meios de transporte públicos, em relação ao automóvel, são mais eficientes do ponto de vista ambiental e social porque evitam o tráfego e, com isso, o engarrafamento, além de economizar os recursos energéticos.
No Brasil, muita gente associa ter um carro a “status”. Acontece que o transporte público é uma forma de poupar dinheiro e ser socialmente responsável. Com a economia feita na diminuição do uso do carro, você pode investir naquele curso que precisa fazer, naquela viagem com a qual sonha há tanto tempo ou pagar dívidas. Enfim, ter um carro é um investimento muito oneroso, e talvez não valha tanto a pena assim no fim das contas.
Benefícios de diminuir o uso do carro
Usar menos o carro traz inúmeros benefícios para quem adota essa prática como estilo de vida. Os relatos de pessoas que venderam o carro e passaram a andar a pé, de transporte público ou compartilhado é que elas economizaram tempo e dinheiro. É verdade que é difícil, para quem está acostumado, ficar sem o carro, mas, aos poucos, é possível, sim, incorporar outras formas de mobilidade ao nosso dia a dia.
Mais dinheiro no bolso
Um dos maiores impactos econômicos na vida dos brasileiros é o preço dos combustíveis. Economizar na gasolina virou um imperativo de vida. Uma das maneiras de fazer essa economia é andando a pé ou de bicicleta. Organize os lugares aonde você precisa ir para concentrar as suas atividades em um raio próximo. Assim você aproveita para economizar, também, o tempo.
Saúde e bem-estar
Muita gente começa a andar a pé para ir ao trabalho, ao médico, à padaria, ao supermercado e, aos poucos, já está até participando de uma corrida de rua. Uma simples ação pode até mudar a sua vida. De qualquer forma, a economia financeira vai fazer bem não apenas para o seu bolso, como também para a sua saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física por semana. Se você fizer um deslocamento ativo de 30 minutos por dia, já vai atingir a meta estabelecida pela OMS.
Você também pode gostar
Meio ambiente
No Brasil, a maioria dos carros é movida a combustíveis fósseis, emissores de gases de efeito estufa, estando entre os principais responsáveis pelo aquecimento global. Em 2017, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) publicou um estudo que revelou como a escolha de qual transporte usar impacta o meio ambiente. Somente os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases de efeito estufa.
Buscar alternativas para evitar o uso do carro traz ganhos econômicos, ambientais, sociais e para a saúde. Estamos vivendo um novo momento, no qual, mais do que nunca, é preciso abandonar velhos hábitos para dar espaço a um ar mais puro.