Ter filhos exige um comprometimento e uma paciência por parte dos pais, isso todos sabemos, mas nem sempre lembramos quando diante de momentos difíceis. Palavras e atitudes podem marcar a infância para sempre, influenciando a autoestima e o comportamento dos filhos ao longo da vida. Por isso, é essencial ter cuidado ao se comunicar com eles.
Certas frases negativas podem causar um grande impacto na vida do seu filho. Por menos valor que elas tenham acredite, elas podem deixar os filhos mais agressivos, com baixa autoestima e ainda revoltados.
A seguir algumas frases que não deveriam ser ditas para as crianças:
“Eu preferia que você não tivesse nascido”
Sim, por mais agressiva que seja esta frase, acreditem, muitos pais já a falaram para seus filhos. Falar para um filho que ele não deveria ter nascido é como dizer que a vida dele não tem importância para ninguém. A rejeição, o sentimento de abandono, tristeza profunda estão carregados nesta frase. Por isso, em momentos de raiva jamais diga uma frase tão ofensiva e drástica assim.
“Você só incomoda”
É uma frase bem comum de escutar os pais falarem. Esta frase tem um impacto, pois acaba mostrando para a criança que ela esta ‘atrapalhando’ a vida de seus pais, e isso pode fazer muito mal a ela.
“Você não consegue fazer nada certo”
Quando você faz esse tipo de crítica a uma criança que já tem uma alusão negativa de si própria, você acaba prejudicando a autoestima dela. E por possuírem suas táticas de defesa pouco desenvolvidas, tudo o que um adulto disser pode assumir um aspecto catastrófico na vida dela. Dizer que elas não fazem nada direito, que nunca vão aprender algo ou que são burras, fazem que elas passem a acreditar nessas fraquezas e se tornem indivíduos frustrados.
“Você só come, é gordo e feio”
Esta frase, quase não precisa de comentários, pois é uma frase que causa muita humilhação e baixa autoestima. Mesmo que a criança esteja gorda, não é afirmando que ela é gorda que os problemas vão ser resolvidos. Esse tipo de afirmação, com certeza, deixará marcas que a conduzirão no futuro, sem que ela saiba o porque de ter atitudes negativas para ela mesma.
“Fizemos tudo por você e você nem reconhece”
As crianças em certas fases não são capazes de compreender a relação de trabalho, dinheiro, compromisso, e na verdade nem deveriam, pois tem idade para tudo e criança deve ter o direito de ser criança apenas. Desta forma, fica mais difícil elas compreenderem essa frase e assim acaba lhes soando de forma negativa, fazendo com que a criança se feche totalmente para seus pais, sentindo-se um estorvo.
“Não vai doer nada”
Mentiras não são saudáveis em qualquer que seja o tipo de relação estabelecido. Se você mente para o seu filho acaba quebrando a relação de confiança com ele. Por isso, o essencial é sempre dizer a verdade, por pior que seja ela.
“Isso não passa de um sonho, vá agora para o seu quarto”
Crianças, com idades entre cinco e seis anos, não sabem distinguir com destreza o que é sonho e o que é realidade. Por isso, se você disser que algo não é real, elas não irão entender com facilidade. O ideal nesses momentos é dizer que aquilo logo vai passar e tentar acalmá-lo.
“Engole esse choro” ou “Não chore por nada”
Precisamos parar de esconder a tristeza. Sim. Assim como a alegria a tristeza também faz parte da vida. Claro, é preciso saber diferenciar, mas quando a criança estiver triste, não fuja ou finja que não é nada. Estes sentimentos precisam estar sempre bem claros, e ela precisa saber que pode falar sobre eles.
“Eu tenho vergonha de você”
Evite falar essa frase para seus filhos. Independente dos problemas e das situações que você passou com eles, essa frase demonstra desprezo e uma frieza que pode deixar marcas profundas, como rejeição. E rejeição leva muito tempo para ser esquecida, e sempre deixa marcas e traumas, que trarão sérias consequências nas escolhas futuras de seus filhos.
“Me obedeça, ou vamos embora!”
Desde pequenas, as crianças devem aprender o que é autoridade e devem respeitar seus pais. Não por medo de perdê-los ou medo de sofrerem maus tratos. Chantagens e ameaças estão totalmente fora de questão.
Você também pode gostar
Como evitar estas frases?
Não existe mistério. Muitos sabem que criar um filho não é algo simples, pois exige dedicação e paciência, mas acima de tudo amor. E com amor sim, é possível mudar situações. Sim, nem tudo são estrelas como alguns dizem, por isso é sempre possível procurar ajuda e não ignorar atitudes e comportamentos. Em momentos tensos, o melhor é se afastar e explicar a seu filho que conversam depois.