Se você está pensando em fazer aulas de yoga, é preciso saber que há inúmeras escolas que praticam estilos diferentes. Sendo assim, você deve estudá-las para saber qual a melhor opção para o seu caso.
Então, antes que você entre em uma nova etapa da sua vida, com uma nova prática física e mental extremamente transformadora, seguem 6 passos fundamentais para se matricular na escola que mais combina com você:
Saiba qual é a sua motivação
A pergunta mais importante é: Você já definiu qual objetivo quer alcançar com as aulas de yoga?
Se você tem uma motivação para começar, isso já é um grande passo. As razões pelas quais as pessoas querem praticar yoga se diferenciam e é isso o que influencia diretamente tanto na escolha da modalidade quanto a da escola.
Se você estiver pensando em iniciar as aulas para focar no seu desempenho físico e realizar posturas complexas que exigem flexibilidade, o mais indicado são os estúdios de yoga que tem como foco o desenvolvimento austero dos ásanas (posturas de yoga).
Agora, se o objetivo for conhecer novas pessoas, com a mesma filosofia que você, e fazer novos amigos, todas as escolas podem servir. Mas, o mais indicado é optar pelas que tenham sala ampla, para movimentar bastante gente.
Algumas escolas podem ser mais comprometidas com o estudo da filosofia e conceitos do yoga, outras menos. Em outros casos, existem escolas que abordam temas complementares, realizam oficinas de culinária vegana, artes e eventos específicos.
É importante ressaltar que não há tipo de yoga certo ou errado, o que importa é que você se sinta bem ao praticá-la. Então, caso você não saiba o real motivo para iniciar suas aulas, experimente as mais distintas modalidades e escolas e permaneça naquela que faz você se sentir melhor.
Pesquisa
Busque na internet, questione seus amigos, familiares, referências online e saiba um pouco mais sobre a yoga antes de iniciar. Esse processo de pesquisa não precisa ser longo e cansativo, tire este momento como algo curioso que pode transformar sua maneira de levar a vida.
Os primeiros critérios que precisam ser avaliados são preço, localização, estrutura, horários, modalidades, atendimento e etc. Selecione apenas as escolas que mais se encaixaram com seu perfil e agenda as aulas experimentais.
Não deixe de experimentar
Não deixe de participar das aulas experimentais, não adianta apenas ler sobre o assunto é preciso praticar para ter uma percepção mais profunda. Você vai perceber que cada tipo de yoga se encaixa durante um período da sua vida. Por isso, experimente e decida.
Esteja aberto ao novo
Durante o processo de escolha você precisa estar aberto ao novo e realmente disposta para esta transformação. Nada vai parecer tão bom se você não estiver de braços abertos para essa ideia. Tenha sempre pensamento positivo, na yoga você é protagonista e responsável por suas ações, esteja sempre de coração aberto.
Conheça os professores
A partir daí eles serão os grandes mestres do ensinamento e provavelmente sua fonte de inspiração. Durante as aulas eles transmitirão segurança, confiança e muita tranquilidade para te ensinar a executar os exercícios, sem ultrapassar os limites do seu corpo.
Analise se o professor te inspira a praticar, se está disponível para esclarecer suas dúvidas e se ele é comprometido em auxiliar o desenvolvimento e evolução da turma.
Você também pode gostar
A escola
A escola deve ser um local aconchegante, confortável e além de tudo você precisa se sentir bem lá dentro. Mas, avalie alguns quesitos simples como se as salas são arejadas, se comportam a quantidade de alunos, se são silenciosas e etc.