Existem diversos ingredientes utilizados na cozinha que servem para realçar o sabor dos alimentos e dos pratos em geral, porém, nem sempre esses segredinhos utilizados no preparo das refeições têm apenas função culinária, como é o caso do orégano. Iguaria frequente no prato de muitos brasileiros, essa erva pode ser utilizada de diversas maneiras e tem propriedades que vão além do imaginário popular.
O que muita gente não sabe é que o origanum vulgare, como é batizado cientificamente o orégano, contém uma grande lista de benefícios para a saúde. E esse segredo já era compartilhado há cerca de milhares de anos atrás para fins medicinais entre as civilizações antigas. Conheça algumas dessas benfeitorias e aproveite todo o poder e sabor do orégano.
Problemas decorrentes da menstruação
Este período é considerado entre algumas mulheres uma das fases mais dolorosas da vida; cólicas, inchaços, ciclo desregulado dentre outros sintomas tornam esse momento muito difícil. Consumir orégano com frequência ajuda a regular o fluxo menstrual, a amenizar as dores e até mesmo a prevenir a menopausa precoce. Você pode mastigar folhas da erva fresca ao longo do dia ou até mesmo prepará-la como chá, tomando a bebida de três a quatro vezes ao dia, sem açúcar, de preferência.
O coração e a pressão arterial
Por ser uma fonte rica de potássio, o orégano é recomendado para o tratamento da pressão arterial elevada, além de ajudar no controle dos batimentos cardíacos dos que consomem quantidade de sódio em exagero. Sua composição cheia de Ômega 3 e antioxidantes faz com que as inflamações diminuam assim como a possibilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Funcionamento do sistema digestivo
Agente colaborador na produção de enzimas digestivas, ele também atua como estimulante na produção de substâncias como o linalol, cimeno, tanino e cervacol, os responsáveis pelas propriedades digestivas. Seu uso previne as cólicas no intestino e a formação de gases. É recomendável que seja consumido em forma de chá para melhores resultados.
Ação antibacteriana
O cervacol e o timol são os dois elementos de ação antibacteriana presentes na folha e, devido a esse fator, ambos ajudam na defesa contra possíveis bactérias capazes de atacar o intestino, a pele e outras regiões do corpo.
Detox natural
A onda do detox está em alta, e a quantidade de receitas para eliminar as toxinas do corpo é enorme. Em apenas um ingrediente, podemos encontrar nutrientes como cálcio, ferro, vitamina K e manganês, além de fibras e nutrientes potentes, sem que haja a necessidade de tantas alternativas. Alguns estudos já foram realizados e comprovaram que o orégano proporciona esse efeito no organismo.
Fortalecedor de ossos
Os minerais já citados, como manganês, ferro e cálcio são excelentes para o fortalecimento dos ossos. No orégano, se concentra grande parte destes nutrientes, sendo indicado como excelente alternativa contra a osteoporose.
Aliado contra a gripe
Imunidade baixa ou época propícia para as infecções virais, não importa; sempre acontece aquele incômodo de se contrair uma doença do tipo e principalmente aquela gripe chata que veio na hora errada. Uma das utilidades mais conhecidas do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Para que ele aja rápido, assim que se der conta de que está ficando doente, adicione de 3 a 6 gotas de óleo de orégano em um copo com água e beba sempre antes das refeições. O recomendável são cinco dias fazendo esse processo.
Você também pode gostar:
Essas são apenas algumas dicas de como usá-lo no cuidado com a saúde. Além de tudo o que foi dito anteriormente, ele é livre de colesterol e conta ainda com muito mais qualidades. Tratado apenas como um mero “coadjuvante”, o orégano merece mais atenção e deve ser conhecido além de sua fama de ser um simples tempero.
Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.