O que move nossa sociedade, além dos números e economia, são também as palavras, a leitura, a informação… E tudo o que provém disso se chama comunicação. Porém, mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda sofremos problemas de comunicação.
Segundo um estudo feito em 2014 pelo Sebrae “60% dos problemas nas empresas causados se devem a falta de comunicação entre os colaboradores”.
E não é somente em empresas, mas sim na nossa vida de uma maneira geral ainda sofremos com esse problema.
Abaixo, listamos 7 erros fatais na comunicação e como evitá-los:
Direto ao ponto
1 – Não pedir ajuda
Às vezes temos vergonha de tirarmos alguma dúvida com as outras pessoas e ficamos com ela na nossa cabeça, acabando em algum momento de fazermos algo de errado. Caso tivéssemos perguntado ou solicitado alguma ajuda em algum momento antes do ocorrido, teríamos evitado isso.
2 – Evitar explicar quando necessário
Nos momentos em que é necessário explicar qual nossa expectativa no momento de designar uma tarefa ou simplesmente combinar algo com as pessoas não o fazemos, acreditando piamente que as demais pessoas já compreenderam e as vezes isso não acontece. Procure explicar suas expectativas nos momentos necessários.
3 – Esconder-se atrás do e-mail
Mensagens de texto como Whatsapp / Telegram também são válidos nesse caso. Situações em que podemos resolver pessoalmente ou fazer uma ligação que levaria menos tempo, preferimos enviar um e-mail ou mensagem. Mesmo que as mensagens possuam mais probabilidade de resposta, acabamos nos escondendo atrás de um monitor ou uma tela de celular. Quando sentir que pode resolver mais rapidamente através de ações, vá e faça.
4 – Não ir direto ao ponto
Existem pessoas que começam um assunto, discorrem sobre ele e não conseguem finalizá-lo. Ou então você pode ser essa pessoa com esse perfil. Além da dificuldade de permanecer comunicando-se, a pessoa que não vai direto ao ponto prejudica sua imagem pessoal. Todo assunto tem um início e um fim. Lembre-se disso.
5 – Falar demais, escutar de menos
Alguma vez você já ouviu falar que possuímos dois ouvidos e uma boca e não é à toa, certo? Procure ser uma pessoa que ouve mais e fala menos, que tem menos impulsividade no momento de responder alguma questão ou defender alguma ideia. Esteja atento às informações e ao comunicar-se. E sempre: Ouça mais!
6 – Sempre concordar com tudo
Nunca seja o tipo de pessoa que concorda com tudo, até com opiniões e fatos que na verdade, em seu coração você não concorda. Procure questionar mais, buscar a verdade naquilo que está sendo transmitido a você e não concordar de primeira em tudo quanto é assunto.
7 – Não revisar
Seja enviando um e-mail, mensagem de texto ou até mesmo após um diálogo, no momento de transmitir informações, revise antes ou depois. Veja se o que foi escrito está correto, se o que foi falado ou o que irá falar no momento de transmitir a informação para outras pessoas tem coerência. Revisar informações é muito importante para amadurecer a comunicação verbal e escrita.
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Nós temos o poder de mudança positiva no local em que vivemos, e, através da comunicação podemos consolidar essa positividade. Com esses passos com certeza uma comunicação de sucesso acontecerá.
Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.