Energia em Equilíbrio

7 segredos para gerir o estresse no trabalho

Escrito por Eu Sem Fronteiras

O povo brasileiro é conhecido como festeiro, alegre e acolhedor, mas estes adjetivos são contraditórios quando o assunto é estresse. De acordo com uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), em 2015, cerca de 72% da população sofre com problemas nervosos. Entre os mais comuns estão dores musculares, insônia, ansiedade, excesso de peso e abuso de medicamentos.

Atualmente o principal motivo pelo qual as pessoas andam mais preocupadas e menos pacientes é o ambiente de trabalho, geralmente com acúmulo de funções, carga horária intensa e a instabilidade financeira devido a crise econômica que o país enfrenta. Diante disso, é praticamente impossível combater efetivamente o estresse, mas caso ele não seja controlado poderá desencadear inúmeros problemas e doenças que podem afetar a vida pessoal, profissional, amorosa e tudo que está ao redor.

Mas, segundos os especialistas há algumas estratégias diárias que você poderá aderir para não perder o controle. Descubra agora:

  • Bem-estar físico:

Não é segredo para ninguém que enquanto você está cuidando do seu corpo automaticamente está cuidando do psicológico também. Alimente-se em horários corretos, não passe muitas horas sem comer. Opte por uma alimentação balanceada, coma frutas, legumes, verduras, tente ao máximo ser mais saudável. Durma no mínimo seis horas por noite e tire um cochilo durante o dia sempre que possível. Praticar esportes também deve estar dentro das suas prioridades, mesmo que seja apenas por meia hora. Exercícios físicos trazem triplos benefícios: longevidade, saúde e também eliminação de tensões.

  • Inteligência emocional

Antes de tudo você precisa ter mais equilíbrio emocional.  Não enxergue as pessoas do trabalho como ameaças e tente não se irritar com as situações cotidianas.

  • Ter alguém por perto

É claro que você não vai passar o dia se lamentando para um colega de trabalho, mas ter alguém confiável, e de preferência fora do ambiente corporativo, com quem compartilhar suas aflições é de extrema importância. Em alguns casos uma conversa sincera com seu chefe ou alguém do departamento de recursos humanos pode resolver o problema, mas caso contrário a ajuda de um profissional de saúde mental é muito bem-vinda.

  • Rever a rotina

Primeiro é preciso manter relações amigáveis dentro do ambiente corporativo, assim você elimina disputas e jogos de poder. Depois, você precisa administrar melhor o seu tempo, não deixe sua agenda lotada de tarefas, procure realizar menos reuniões semanais e com mais produtividade, esses pontos são fundamentais para se livrar de parte do seu estresse.

  • Objetivos a longo prazo

Se você trabalha apenas para sobreviver os seus picos de estresse serão mais recorrentes, mas caso tenha uma meta de carreira talvez não sinta tanto o desgaste.

  • Gratificação fora do trabalho

Um dos maiores pontos de insatisfação no ambiente de trabalho é a falta de reconhecimento e feedback dos superiores. Para evitar essas frustrações é aconselhável procurar recompensas fora do local de trabalho como, por exemplo, hobbies e trabalhos voluntários.

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  • Mudar o que não dá certo

Se você trabalha com algo que detesta e consome todas as suas energias, talvez seja melhor partir para outro emprego. Agora, se o problema for menor, a troca de chefe ou de departamento já pode mudar todo o cenário.


Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

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