Recentemente me perguntaram o que era o karma. Eu expliquei que a vida era como uma caixa. Toda vez que você faz uma boa ação, você coloca algo bom nessa caixa e toda vez que você faz uma má ação, você coloca algo ruim. Quando você age de maneira neutra, nem boa nem má, isso também vai para a caixa. É trabalho do karma devolver as coisas colocadas na caixa para você. Então se tiver mais coisas ruins do que boas guardadas, você terá que lidar com algo ruim, mas o mesmo acontece para as coisas boas.
Essa é uma visão simples do que é o karma, mas de forma mais abrangente ele é uma força bastante complexa e detalhada, que inclui vários critérios decisivos. Abaixo está uma explicação das 8 leis do karma menos conhecidas que vão mudar seu jeito de agir, pensar e viver.
1. A lei da humildade
A lei da humildade envolve uma forte ideia de que se você não consegue reconhecer algo, você não pode mudá-lo. Nós precisamos aceitar as coisas como elas são antes de tentar mudá-las.
2. A lei da criação
A lei da criação é sobre você criar a sua própria vida e realidade. Ela afirma que a vida não acontece simplesmente, ela precisa da nossa participação. Se você concentrar a sua energia na criação da vida e do mundo que você quer viver, assim será.
3. A lei do crescimento
A lei do crescimento nos diz que o potencial para progredir e mudar vem de nós mesmos, não de recursos externos. Se nós queremos mudar, não devemos olhar para as pessoas, coisas e circunstâncias ao nosso redor, mas sim para os nossos próprios corações e mentes.
4. A lei da responsabilidade
A lei da responsabilidade afirma que se nós sentimos algum distúrbio nas nossas vidas, como alguma coisa errada ou quebrada, nós não podemos colocar a culpa em ninguém sem ser nós mesmos. Sua vida é sua própria responsabilidade, nunca dos outros, simples e objetivo.
5. A lei da conexão
Essa lei se refere a ideia de que tudo no universo é conectado. Não existe nada desconectado. Toda ação, toda pessoa, tudo no universo está conectado. Até mesmo o tempo, nosso passado, presente e futuro estão todos conectados e não podem ser separados uns dos outros.
6. A lei da entrega
A lei da entrega afirma que tudo que você entregar para a vida é o que você receberá em troca. Tranque sua porta e vai perceber que todas as portas que você nunca tentou abrir também estarão fechadas. Coloque seus bens na palma da mão e você não vai encontrar uma mão aberta estendida para você.
7. A lei do foco
A lei do foco afirma que nós somos capazes de pensar em apenas uma coisa de cada vez. Você não pode ocupar muito a sua mente porque ela não consegue dividir sua concentração dessa forma. Na realidade nós só podemos pensar em uma coisa e metade de outras por vez, porque nossa atenção não pode ser dobrada, apenas dividida em partes, uma vez que você só consegue ter um pensamento por vez.
Você também pode gostar de:
- Seus pensamentos e suas ações definem quem você é. Por isso, seja bom!
- Entendendo o Carma. Você está carregando um fardo?
- Por que é tão difícil fazer escolhas?
8. A lei da presença
A lei da presença talvez seja a mais intensa de todas, ela pede a presença mental completa, emocional e física no agora. Nós não podemos viver no passado porque ele já foi, e não podemos viver no futuro porque é impossível de saber. Nossa casa mais saudável e feliz é simplesmente num momento chamado presente.
Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.