Os livros não viram clássicos à toa. Personagens memoráveis que trazem uma sabedoria universal para o ser humano são responsáveis por uma lista grande que pode nos fazer refletir sobre como somos e como nos tornarmos pessoas melhores. Selecionamos oito desses livros clássicos para recomendar a leitura.
O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha — Miguel de Cervantes
O fidalgo Dom Quixote e o camponês Sancho Pança nos ensinam como é passar pelo desafio de distinguir o que é real da ilusão, além de transmitir valores como amizade, companheirismo e bom humor.
O velho e o mar — Ernest Hemingway
Nesse livro, um velho pescador tem que encarar os desafios do mar e nos ensina o valor da perseverança e da resistência. É um dos livros mais inspiradores dessa lista! E também nos faz refletir sobre questões como destino, sabedoria e superação.
Os três mosqueteiros — Alexandre Dumas
O mosqueteiro D’Artagnan nos apresenta ímpeto e espírito ousado nesse livro. Mas, como lição, algumas reflexões surgem sobre como devemos ponderar sobre as consequências de atos não pensados.
A Odisseia / A Ilíada — Homero
Os livros A Odisseia e A Ilíada são clássicos que inspiram a humanidade há mais de três mil anos. O herói grego Ulisses, principal personagem dos livros, é um guerreiro que representa bem o ser humano: cheio de coragem, mas com defeitos e desafios a serem superados internamente. A lição que ele nos passa é como as conquistas não podem fazer com que fiquemos orgulhosos e arrogantes.
As brumas de Avalon — Marion Zimmer Bradley
A lenda do Rei Arthur inspira as pessoas desde a época da Bretanha antiga. Numa época onde a nobreza e a magia tinham que conviver com a recém-chegada religião cristã, a maga Morgana é um exemplo de como manipular as situações nem sempre é a melhor saída. Esse livro é uma versão da lenda contada com um ponto de vista feminino e sensível, o que mostra a importância essencial das mulheres até mesmo numa época dominada por reis e guerreiros.
Cem gramas de centeio (e outros livros) — Agatha Christie
Em muitos dos livros da renomada escritora Agatha Christie, a personagem Miss Jane Marple nos mostra como confiar nos próprios talentos faz toda a diferença mesmo nas situações mais desafiadoras.
As mil e uma noites
A personagem Scherazade é uma das personagens femininas mais famosas da história da literatura. Seja por sua criatividade e coragem ou intuição e amor, já inspirou muita gente e continuará inspirando por muito tempo.
O tempo e o vento — O continente, parte 1 — Érico Veríssimo
O escritor brasileiro Érico Veríssimo nos traz uma bela história que nos ensina o valor da resiliência e a importância de aprender a perdoar. De fato, é um escritor que vale a pena colocar como um dos mais inspiradores dessa lista.
Você também pode gostar
- Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.