Estudos da Cabala – Semana 44 – Devarim
Deuteronômio 1:1-3:22
105 versículos
Começamos o estudo do quinto e último livro da Torá, chamado Devarim, que significa “palavras”, devido às palavras proferidas por Moisés ao povo israelita antes da entrada na Terra Prometida, após 40 anos no deserto.
Esse livro também é chamado de Deuteronômio, em tradução grega, que significa “segunda lei”, sendo considerado como o resumo das leis proferidas por Moisés.
Devarim está ligado ao aspecto físico, da ação. Em nossas ações cotidianas, devemos revelar a luz do Criador, amando ao próximo. Espiritualidade não significa afastar-se do mundo e sim revelar a Luz no mundo.
“Essas são as palavras que falou Moisés a todo o Israel” (Deuteronômio 1:1).
Em nossa caminhada espiritual, é importante revermos o nosso passado, com nossos erros e acertos, para não repetirmos nossas faltas e para que cumpramos os preceitos estabelecidos na Torá, nossa missão de vida.
Devemos também repreender as pessoas ao redor, para que corrijam seus caminhos. Repreender alguém está ligado ao aspecto de amor, enquanto a lisonja pode ser falsa e ligada ao ódio.
Você também pode gostar:
Assim, após uma reflexão interna, estamos prontos para entrar na Terra Prometida, em uma vida transformada, sem cairmos nas velhas tentações, repetindo os velhos erros cometidos. Para isso, é importante ter em mente as leis estabelecidas pelo Criador.
Usemos as palavras para construir um mundo melhor, com os aspectos de misericórdia e amor ao próximo.
Shavua Tov!
Tenham uma ótima semana!