Teve um estudo divulgado na Finlândia por cientistas da Universidade de Helsinque, que se escutamos com frequência música clássica, ela ajuda a ativar os genes associados à função cerebral e a prevenir as doenças na degeneração do cérebro.
Os investigadores queriam estabelecer as alterações genéticas que a música clássica causa, foi examinado o sangue de um grupo de 48 pessoas antes e depois de escutarem o Concerto para Violino número 3, de Mozart.
O professor Chakravarthi Kanduri conclui ressaltando que escutar música clássica com frequência aumenta a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina e nos neurotransmissores, que por meio dessas trocas eletroquímicas entre neurônios é que o cérebro analisa e transmite toda a informação necessária para uma perfeita funcionalidade do organismo, ajudando na aprendizagem e na memória.
Todos esses efeitos combinados são uma bela ajuda contra a depressão e a ansiedade.
Segundo os cientistas, a música clássica ajuda também a tornar menos ativos os genes envolvidos na degeneração do cérebro e do sistema imunológico, o que reduz o risco de contrair doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson ou a demência senil e a epilepsia.
Isso não quer dizer que somente a música clássica é, sobretudo, algo que se deva colocar como grandioso, existem músicas que também nos fazem tão bem, que nos atingem tão profundamente quanto a música clássica ou erudita.
Devemos avaliar melhor e se estamos precisando de um up para as atividades, por que não ouvir músicas com um encanto e belas por si só?
As músicas de Mozart ganharam fama depois desse estudo, mas devemos sempre avaliar o que é bom para a nossa saúde mental. Meditação e mantras também causam grandes equilíbrios para o nosso corpo e mente.
Nós somos seres que sempre fomos dotados com a música, ela sempre fez parte de nossas vidas, desde os tempos mais remotos na época de evolução, que evoluímos como humanos ao nos reunir ao redor da fogueira depois de um dia longo de caça e coleta para contar histórias com músicas e cantar.
Isso que dá o verdadeiro sentido ao mundo, os sons, percebemos eles na mais simples gota que cai do céu no chão, até a força das águas em uma cachoeira linda e intensa.
No canto dos pássaros, no suave bater das ondas do mar, no barulho do vento quando estamos andando de bicicleta, ou correndo, e em um lindo som de uma pessoa ao cantar.
Você também pode gostar:
Pica-Pau, Tom e Jerry e muitos outros desenhos estavam recheados delas.
E aos que dizem que música clássica não é legal, deixo os meus carinhosos gifs abaixo, hehehhe, só para descontrair! 🙂
Muito obrigada a todos! Agradeço ao mundo e a vocês, leitores, um ótimo dia para vocês! ☺