As casas astrais também são conhecidas como domicílio. São lugares demarcados no mapa astral, que manifestam as experiências. As casas indicam como funciona, para uma pessoa, cada setor de sua vida, como o relacionamento, a família, o trabalho, o dinheiro, seus interesses, os amigos, os estudos etc. Os assuntos que norteiam os setores nasceram da formação dos signos, isto é, cada signo que dá a tônica para os assuntos.
Somente por meio dos dados de nascimento é possível calcular os setores. Ou seja, se você é ariano e tem outro amigo de Áries, isso não significa que terão experiências iguais, pois o que determina os setores é o horário em que nasceram, em conjunto com a cidade. Para terem a mesma demarcação de casas, teriam de ter nascido no mesmo dia, no mesmo horário e na mesma cidade. Só para exemplificar: a cada 4 minutos o ascendente sobe 1 grau. A cada ano, temos uma disposição de planetas distintos. Tudo isso é levado em consideração no seu mapa astral.
Significados das casas no Mapa Astral
Ascendente ou Casa 1 – Seu olhar para o mundo
A primeira casa também é o ascendente ou o local onde se localiza o ascendente. Denomina-se ASCENDENTE justamente porque informa qual era o signo que estava ascendendo no horizonte no instante do seu nascimento. É um ponto muito significativo para a astrologia porque indica qual é o seu ponto de vista sobre a vida e quais as tarefas são importantes para a formação de sua identidade pessoal. Pelo fato de registrar o seu ponto de vista, acaba sendo a forma como você se projeta para o mundo e como as pessoas lhe percebem. Para ativar seu ascendente positivamente, é importante desenvolver as experiências trazidas pela posição da sua Lua (necessidades emocionais) e pelo Sol (propósito consciente). Por isso é importante refletir sobre as experiências e se desenvolver a partir delas.
Casa 2
A segunda casa representa os ganhos e gastos financeiros, indica partes de sua vocação e o modo como se relaciona com o seu dinheiro. Este setor representa a sua conta bancária, ou seja, as condições materiais adquiridas e conquistadas por si mesmo.
Casa 3
A terceira casa representa como se expressa e como metaboliza a informação e o conhecimento. Aqui estão expressos o que ocorre nos processos cognitivos de aprendizagem e linguagem, além de por quais assuntos você se interessa. Aqui estão os parentes e o ambiente onde cresceu.
Casa 4
A quarta casa representa a família, os pais e o estado físico da casa. Aqui estão registradas experiências transmitidas pelos pais, a relação entre você e eles, a educação e os exemplos que teve.
Casa 5
A quinta casa representa os talentos e hobbies, portanto é o formador da sua identidade pessoal. Este setor determina como se inicia o namoro e o que prioriza numa conquista. Aqui também há a relação com o(s) filho(s).
Casa 6
A sexta casa representa a sua rotina e o trabalho. Aqui estão expressos as relações com os colegas e o próprio ambiente de trabalho. Os hábitos são formados neste setor, que também é o responsável pela qualidade da saúde.
Casa 7
A sétima casa representa o tipo de pessoa que você atrai para se relacionar, tanto no convívio social quanto conjugal. Este setor diz respeito principalmente ao casamento, expressa os interesses do cônjuge e o que é importante para o relacionamento. Aqui também estão o sócio(s) e os parceiros comerciais.
Casa 8
A oitava casa representa os assuntos que passam por grandes transformações e que mudam profundamente a sua percepção sobre a vida. Além disso, aqui também estão expressos o dinheiro do cônjuge e os seus rendimentos financeiros reservados.
Casa 9
A nona casa representa estudos elevados, principalmente os acadêmicos. Aqui estão expressos como encara a fé e com que tipo de corrente religiosa tem afinidade, além do modo como encara viagens para o exterior.
Casa 10
O meio do céu é uma área do mapa significativo, pois relata duas experiências de suma importância: a MISSÃO e o DESTINO. Entende-se como missão as experiências relacionadas à carreira e à vida profissional. Entende-se como destino as experiências que indicam acontecimentos que acabam atraindo e que formam o seu modelo de vida e interesses maiores.
Casa 11
A décima primeira casa representa o tipo de amigos que te atrai e de que forma interage com ele(s). Também diz respeito aos seus anseios humanitários e visão de coletivo.
Casa 12
A décima segunda casa representa os medos que ocultamos. Este setor é visto como o inimigo oculto, porém, numa visão iniciática, entende-se que o inimigo somos nós mesmos, portanto, este setor expressa exatamente os assuntos que visam o aprimoramento interno e emergem as dificuldades para o consciente, por meio do autoconhecimento.
Você também pode gostar
Acompanhe a série sobre Mapa Astral: