Deuteronômio 16:18-21:9 – 97 versículos
Juízes e polícias designarás para ti”
(Deuteronômio 16:18)
Foi instituído o mandamento de nomeação de juízes e policiais nas cidades, quando houve a ocupação das novas terras pelos israelitas, para o cumprimento da justiça entre seus habitantes.
Em um sentido mais profundo, essa é uma indicação de que devemos nos policiar, para assim não cometermos ações negativas. Devemos, antes de tudo, julgar a nós mesmos com bastante severidade, para nos corrigirmos e também para não cometermos os mesmos erros anteriores. Ao mesmo tempo, devemos julgar o nosso semelhante com generosidade, observando o lado bom em cada pessoa. Ao julgarmos os demais, em grande parte levamos asnossas convicções internas, refletindo quem somos.
Julgando o próximo de maneira benevolente, estamos abrindo os portões dos mundos superiores, atraindo misericórdia e bênçãos em nossas vidas, atenuando ou até mesmo eliminando os julgamentos que recaem sobre nós, em consequência das ações negativas por nós cometidas no passado.
Não por coincidência, essa passagem é lida no mês de Elul, Virgem, quando a fazemos nossa limpeza espiritual, antes de Rosh Hashaná, para nos livrarmos de atrair julgamentos em nossas vidas.
Julgue a si mesmo, seja benevolente com o próximo. Atraia bênçãos em sua vida.
Shavua Tov!
Uma ótima semana para todos nós!
Você também pode gostar de outro artigo do autor. Acesse: Estudos da Cabala – Mês de Virgem