Por exemplo: se estamos enfrentando problemas de escassez material, essa experiência é um reflexo externo de um estado interno da mente que acredita estar separada da sua Fonte Criadora e Mantenedora. Sendo assim, o que precisamos fazer é treinar as nossas mentes para reconhecermos que não estamos separados do Amor (nossa Fonte Criadora e Mantenedora); treinar para reconhecermos que não estamos desamparados e que o nosso Verdadeiro Ser é Uno e Íntegro.
Através do treino proposto pelo Curso, em especial no seu Livro de Exercícios, que contém 365 lições, ao mesmo tempo em que vamos curando a nossa crença equivocada na separação e relembrando Quem Realmente Somos, vamos também nos abrindo para recebermos inspirações que nos orientam para uma experiência de vida mais amena no plano físico.
A teoria e a prática de UCEM nos revela que as nossas mentes NÃO ESTÃO presas ao corpo. A nossa mente NÃO É O CÉREBRO, de acordo com o Curso. As nossas mentes foram criadas por Deus, são livres e, por isso, não estão limitadas no tempo e no espaço. O que ocorre é que, quando escolhemos pelo sistema de pensamento do ego, caímos no sono do esquecimento sobre quem somos e passamos a acreditar que o corpo é a nossa única realidade.
Os corpos, o mundo, as situações do mundo físico são, como dissemos anteriormente, OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO para treinarmos as nossas mentes para o reconhecimento de quem realmente somos e aonde realmente estamos. Somos Filhos do Perfeito Amor e estamos na Unidade desse Perfeito Amor. Enquanto não experimentamos essa Inteireza do Ser, resta-nos treinar para prepararmos as nossas mentes para o reconhecimento do Amor Uno.
Quero finalizar esse texto compartilhando um trecho da lição 69 do Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres. Vamos ler e perceber um pouco mais como é o treino da mente que o Curso oferece!
“Agora, em muita quietude, com os olhos fechados, tenta deixar que a tua consciência se esvazie de todo o conteúdo que normalmente a ocupa. Pensa na tua mente como um vasto círculo cercado de uma camada de nuvens pesadas e escuras. Só podes ver as nuvens porque parece que estás do lado de fora do círculo e bem à parte dele.
De onde estás, não vês nenhuma razão para acreditares que exista uma luz brilhante oculta pelas nuvens. As nuvens parecem ser a única realidade. Elas parecem ser tudo o que há para ver. Por isso, não tentas atravessá-las e ir além, o que seria o único modo pelo qual realmente te convencerias de sua falta de substância. Faremos essa tentativa hoje.
(…) Tenta acalmar-te em perfeita serenidade, lembrando-te apenas do quanto queres alcançar a luz em ti, hoje – agora! Determina-te a atravessar as nuvens. Estende-te e toca-as em tua mente. Dipersa-as com a mão, sente-as sobre a tua face e testa e pálpebras à medida que as atravessas. Continua; nuvens não podem deter-te.” UCEM, Livro de Exercícios, Trechos da Lição 69.
As nuvens são os nossos pensamentos equivocados. A luz que as nuvens tentam esconder são a nossa Verdade, que embora possa estar esquecida, nunca foi alterada ou perdida. Com vários exercícios que envolvem meditações, visualizações, e outras técnicas, o Curso vai nos relembrando o Poder da Verdade Luminosa das nossas mentes!
Seguimos juntos no treino do Relembrar!