E este desenvolvimento é diretamente influenciado pela quantidade e qualidade da NUTRIÇÃO MATERNA.
A alimentação da mulher é um dos fatores de maior influência na programação do metabolismo do feto. E a matéria-prima para que esse processo ocorra adequadamente chama-se NUTRIENTES.
Os nutrientes enriquecem o ambiente intrauterino atuando em diversos processos importantes nesse início de vida fetal: regulação da síntese de DNA, divisão celular e crescimento (ácido fólico, vitaminas A, B12, D, ferro e zinco), participação no desenvolvimento cerebral (iodo e ácidos graxos específicos), ação antioxidante (Vitaminas A, C, E), etc.
Esses nutrientes são provenientes DA SUA ALIMENTAÇÃO. Ou você tem, ou falta para o aproveitamento nesse processo explicado acima, ou seja, falta para o bebê.
A primeira boa providência de saúde na gestação DEVE SER a qualidade do que você coloca no prato. TODA REFEIÇÃO é uma oportunidade de fornecer matéria-prima de qualidade para o potencial de saúde do ser em formação.
✅ ALIMENTO fresco, bem preparado, é matéria-prima de qualidade. Inclui: vegetais de todos os tipos: frutas, verduras, legumes, hortaliças, leguminosas, raízes, etc. / castanhas e sementes in natura, grãos integrais, água, ovos.
⚠ Produto alimentício (industrializados) alguns podem ser bons, dependendo do que o compõe: leia SEMPRE os ingredientes! Inclui: leite e laticínios de qualidade superior, carnes, azeites.
❌ Produto alimentício (industrializados ultraprocessados) com muitos ingredientes, ou ingredientes artificiais, nomes estranhos, congelados, não oferecem nutrição! Inclui: a maioria das bebidas lácteas e laticínios, margarinas, sucos de caixa ou saquinho, refrigerantes, adoçantes, salgadinhos de pacote, biscoitos, bolachas e crackers, macarrões instantâneos, produtos congelados, molhos e condimentos prontos, cookies e merendinhas, chocolates comerciais e doces prontos e de confeitaria/sobremesas de restaurantes.
Quer saber mais sobre o que evitar e consumir? Acesse o vídeo gratuito do programa online para gestantes no site www.nutricaoparagestantes.com
Você também pode gostar de outros artigos da autora: O que a gestante deve consumir para favorecer o paladar do bebê?