Continuando a nossa campanha do Outubro Rosa, vamos trazer para vocês agora alguns fatores de risco que podem causar o Câncer de Mama.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), essa doença não tem um único fator que pode causá-la, mas sim diversos que estão relacionados à ela e que podem aumentar o risco de desenvolvê-la. Entre esses fatores temos a idade, história reprodutiva, comportamentos, fatores ambientais, fatores endócrinos e também os genéticos e hereditários.
Contudo, um dos fatores principais é a idade. Normalmente mulheres mais velhas, acima dos 50 anos, estão mais propensas a desenvolverem a doença.
Mas, agora vamos explicar melhor os demais fatores citados acima.
Fatores endócrinos:
Trata-se do estímulo do hormônio estrogênio produzido pelo próprio organismo ou consumido por meio do uso contínuo de substâncias que contenham esse hormônio.
Além disso, esses fatores também incluem a menstruação precoce, ou seja se a mulher menstruou antes dos 12 anos de idade, a menopausa tardia, que é após os 55 anos e também ter tido a primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos.
Ainda há o uso de contraceptivos orais que é considerado um fator de risco pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde.
Por fim, a terapia de reposição hormonal pós-menopausa também é considerado um fator de risco.
Fatores comportamentais ou relacionados ao ambiente:
Aqui, diversos fatores que fazem mal a nossa saúde como um todo podem aumentar o risco de Câncer de Mama, como por exemplo a ingestão de bebidas alcoólicas, o sobrepeso e a obesidade após a menopausa.
Você também pode gostar
- Conheça o poder da romã no combate ao câncer de mama
- Informe-se sobre os oito sinais do câncer de mama
- Amplie sua forma de se prevenir contra o câncer de mama
Contudo, um fator que ainda está sendo estudado, mas que também pode aumentar o risco desse tipo de câncer é o tabagismo.
Ainda, a exposição à radiação ionizante, que está presente na radioterapia e em exames de imagem como o raio X, mamografia e tomografia computadorizada, também pode contribuir com o desenvolvimento da doença.
Fatores genéticos:
Por fim, há também a possibilidade do câncer ser desenvolvido por causa de determinados genes transmitidos na família. Por exemplo, mulheres com histórico de câncer de mama, câncer de ovário ou câncer de mama em homem em familiares podem ter predisposição genética o que pode aumentar os riscos de se desenvolver a doença.