Convivendo

Das pequenas gentilezas do dia a dia

Homem olhando para frente e sorrindo usando óculos
Ibraim Leonardo/Pexels

Olá, estimados leitores e amigos!  Quero aproveitar este nosso encontro para falar sobre aquelas pequenas gentilezas, aqueles gestos mais simples e carinhosos que podem transformar o nosso dia, sabe?

A minha formação em Direito propiciou-me uma ampla gama de conhecimento jurídico, dentre eles as leis que nos obrigam a agir de acordo com o ordenamento; porém, contudo e todavia…rs… existe uma outra gama de leis, ou melhor dizendo, de costumes diários, que facilitam e melhoram e muuuuito o nosso convívio em sociedade: elas não se fazem obrigatórias e o seu descumprimento não infringe multa ou detenção, nada disso: são apenas as chamadas regras da boa convivência e só vejo vantagens em praticá-las.

Bom Dia! Boa tarde! Boa Noite! Como vai?

Essa aí é clássica: desejar um Bom Dia àquele que entra no elevador, ou àquela pessoa que segue em nossa direção na calçada, enfim, é bacana, faz bem, e você deixa sua energia positiva ao outro!

Posso ajudar? Amigos, não custa nada perguntar a um colega do trabalho, um vizinho ou a uma pessoa que nos deparamos e não nos parece confortável se podemos fazer algo a fim de ajudá-la, concorda?

Mulher sentada em uma mesa da sacada ao lado de vasos de flores
Daria Shevtsova/Pexels

Desculpe

Isso aí: pisou na bola, no trânsito ou em qualquer outra situação, sem problemas: peça desculpas e siga em frente! É digno desculpar-se, é digno dizer que pisou na bola, somos humanos e estamos em processo de aprendizado, é normal que erros aconteçam no percurso!

Tudo vai ficar bem

E vai. Acredite e ajude o seu irmão a compreender que o processo da dor, da tristeza ou qualquer outro sentimento que lhe afete no momento, precisa ser administrado com sabedoria e carinho por parte daqueles que o cercam; que tal você dar aquela forcinha abençoada e mandar um ”conta comigo, amigãoooo”???

Sorrisão lindo e gratuito! Tudo!

O sorriso é a carta na manga quando nos faltam palavras, ou até aquela coragem de sermos mais atrevidos, sabe? Muitas vezes não conseguimos dizer o que realmente queremos, e lançar mão do sorrisão muda tudo: parece que clareia o dia cinzento…xiiii…me empolguei!!!!

Você também pode gostar

Enfim, amigos, as pequenas gentilezas do dia a dia são deliciosas de praticar e deixam marcas positivas e frutíferas, contagia e fazem do espaço a nossa volta um lugar mais positivo e mais agradável, e aí se expandem, criando uma fonte de energia para além dos limites possíveis. Podem acreditar!

Aqui os deixo com um Bom Dia, um Conta Comigo, e um Sorrisão daqueles!!!!


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Eterno aprendiz

Sobre o autor

Claudia Jana Sinibaldi Bento

Olá, sou a Claudia Jana Sinibaldi Bento, metade brasileira, sendo a outra metade encontrada na Espanha… rs... e aqui compartilho o que aprendi ao longo desta trajetória, seja estudando, traduzindo, escrevendo, lendo ou conversando… ah, melhor ainda: conhecendo pessoas que me acrescentaram o que carrego como sendo meu tesouro mais precioso: conhecimento. São anos aqui e ali, onde me chamam ou aonde eu simplesmente vou, para aprender, ajudar, sentir… e assim sigo esta estrada rumo ao autoconhecimento, evolução e simplicidade! Vem comigo aprender! Ah, também quero aprender com você!

Email: cjsinibaldi@gmail.com