A prática de Yoga acalma nossa mente, e nossos pequenos podem e devem aproveitar este momento para estimular a criatividade, uma habilidade extremamente importante principalmente durante a primeira infância. Claro que, toda criança é criativa por natureza, mas diante do cenário atual em que vivemos, somos responsáveis SIM em ajudá-las a estimular essa habilidade para que possam se permitir acessar ideias novas e até inovadoras.
Na infância, podemos voar longe, sem barreiras. Brincar é quase uma “profissão” para eles.
Por mais “bobo” que possa parecer, sugerir brincadeiras em que tenham que pensar em como utilizar uma caixa de papelão, por exemplo, pode ser e será a chave para abrir aquela portinha que ele achava estar fechada. É quase um brainstorm para encontrar soluções para as próprias situações da vida dele. Mais tarde, lembrará da técnica e a utilizará em outras situações da vida.
A partir de pensamentos criativos, numa meditação, eles passam a viver experiências próprias, sem intervenção de nada e ninguém.
Eles não devem ser interrompidos e nem criticados para que tenham liberdade e pureza em seus pensamentos, e comecem a entender a mente e que é possível concretizar tudo o que pensam. Portanto, é muito importante ter pensamentos produtivos e saudáveis.
Os aprendizados virão, diretamente em situações da vida deles o que ficará mais claro como funcionam todos aqueles pensamentos. Começam entender que podem fazer de maneira diferente a mesma coisa. Percebem que podem achar uma ou mais soluções para determinada situação. Começam a entender a intuição mesmo que inconscientemente. Criam brinquedos e brincadeiras a partir de sua própria mente. Ficam mais seguros em lidar com situações e valorizam a vida, mente e corpo porque descobrem o quão são fundamentais para tudo.
Para criança tudo é possível.
E se, ela tiver a liberdade de pensar com certeza voará longe, longe.
Você também pode gostar:
Com certeza, isso refletirá na vida adulta. Ela terá mais segurança e calma para lidar com situações que venham surgir porque saberá com sua própria experiência que há solução e oportunidades para cada situação.
Treinar a mente criativa, torna um cidadão reflexivo.
Artigo escrito por Caroline Barrio da “A Kasa Viva”.