Novembro Azul é uma campanha que existe desde 2011, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, cujo objetivo é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo mais frequente em homens brasileiros – perdendo apenas para o câncer de pele.
Para além do seu objetivo principal, a iniciativa subverte a lógica patriarcal de que somente as mulheres precisam cuidar de si. Com a campanha, há um estímulo para que os homens pratiquem o autocuidado, realizem exames com frequência e tenham hábitos de vida mais saudáveis.
No conteúdo que preparamos, aprenda mais sobre as ações que o Novembro Azul promove e a importância da campanha. Aproveite para ampliar seu repertório sobre o câncer de próstata, que apresenta 90% de chance de cura se for identificado na fase inicial.
Você irá encontrar nesse artigo:
- Novembro Azul: um mês dedicado às ações preventivas sobre o câncer de próstata
- Novembro Azul: registros e estimativas de câncer de próstata no Brasil
- Quais são as ações efetivas da Campanha Novembro Azul
- Como a sociedade pode colaborar para reforçar as ações do Novembro Azul
Novembro Azul: um mês dedicado às ações preventivas sobre o câncer de próstata
Para entender o que é Novembro Azul de forma mais aprofundada, é preciso compreender o impacto do câncer de próstata nos homens. Em 2020, o Atlas de Mortalidade por Câncer revelou que 15.841 homens morreram em decorrência da doença.
A boa notícia é que, quando diagnosticado ainda no início, o câncer de próstata é totalmente curável. É o que disse o urologista Mario Augusto Delgado Filho, em entrevista ao Hospital Santa Paula, em 2021.
Com base nesses dados, reconhecemos que é fundamental alertar a população sobre os sintomas do câncer de próstata e sobre os exames que oferecem o diagnóstico da doença. Afinal, é por meio da conscientização que os homens vão se dedicar a cuidar mais de si.
Nesse sentido, a campanha Novembro Azul é a responsável por promover ações informativas e educativas sobre a saúde masculina, com foco no câncer de próstata. Logo, a iniciativa serve para que o público masculino seja mais comprometido com o próprio bem-estar, praticando atitudes simples para ser mais saudável.
Durante todo o mês de novembro, é comum ver palestras com profissionais da saúde, peças publicitárias sobre o tema, conteúdos sobre saúde masculina nas redes sociais e muito mais. No próximo tópico, continue entendendo por que é essencial se prevenir contra o câncer de próstata.
Novembro Azul: registros e estimativas de câncer de próstata no Brasil
Em 2019, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) investigaram o avanço do câncer de próstata no Brasil entre os anos de 2010 e 2018. Durante esse período, 127.571 homens morreram em decorrência da doença. Entre eles, 125.150 já tinham mais de 55 anos de idade.
A análise também mostrou que os níveis de mortalidade por câncer de próstata continuaram crescendo de 2010 a 2018, apesar da campanha Novembro Azul. Ainda assim, o aumento não foi tão significativo: em 2010, 12.788 homens morreram de câncer de próstata. Em 2018, o número subiu para 15.576.
No ano da realização do levantamento, 2019, foram 15.983 óbitos pela doença. No ano seguinte, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) apontou um aumento alarmante nesse índice. Foram 18.345 homens que faleceram por causa do câncer de próstata.
Isso significa que, em um ano, o aumento no número de mortes pela doença quase alcançou o número de mortes pela doença em um período de oito anos. Segundo dados do INCA de 2020, estima-se que, para cada triênio (2020-2022,) o Brasil deve diagnosticar 65.840 novos casos da doença.
Mas isso não quer dizer que todos os diagnósticos do câncer de próstata resultarão em morte. Na verdade, a rápida identificação da doença é o que garante que ela poderá ser tratada com eficiência e agilidade, reduzindo os índices de mortalidade.
Sendo assim, é fundamental que o Novembro Azul ganhe ainda mais força. Se isso acontecer, os novos casos diagnosticados poderão ser revertidos em cura, autocuidado e em uma vida mais saudável. No próximo tópico, relembre as ações mais efetivas da campanha ao longo do tempo.
Quais são as ações efetivas da Campanha Novembro Azul
Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre o Novembro Azul, é possível que nem todas elas saibam quais são as ações mais eficientes que a campanha já promoveu. Por isso, vamos relembrar algumas das iniciativas que se destacaram.
Um toque, um drible: fazendo referência a um passe do futebol, que é um esporte culturalmente amado por muitos homens, a ação de 2008 a 2011 incentivava a prática do exame de toque. Por meio dele, é possível identificar a incidência do câncer de próstata e “driblar” a doença, por meio do tratamento.
Monumentos iluminados em azul: desde 2014, importantes monumentos brasileiros são iluminados com uma luz azul durante o Novembro Azul, como o Cristo Redentor e o Palácio da Alvorada. A ação funciona como um lembrete sobre a campanha, ainda que não seja informativa.
Novembro Azul – Campanha do Sesc: desde o início da campanha Novembro Azul no Brasil, o Sesc dedica o mês a oferecer palestras informativas sobre o tema. Em algumas unidades, também é comum distribuir as fitas azuis, que são símbolo da campanha.
Novembro Negro: para atender os homens negros de Salvador com mais qualidade e eficiência, a campanha de 2021 ampliou o atendimento a essa população nos postos de saúde, alertando sobre os cuidados com a saúde física e mental, sobretudo nos pós-pandemia da Covid-19.
“Seja homem: se cuide!”: o Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2020, utilizou a frase que nomeia a campanha Novembro Azul daquele ano para ressignificar o conceito de homem na sociedade. Por esse aspecto, a população masculina é convidada a acreditar que cuidar da própria saúde é, sim, coisa de homem, e que é importante fazer isso.
Além dessas ações, todos os anos são realizadas outras atividades relacionadas com o Novembro Azul. Diferentes marcas usam o azul na identidade visual para remeter à campanha e divulgam informações sobre o tema, vemos chamadas na televisão sobre o assunto, e muitas empresas organizam palestras para os funcionários.
Em 2018, as ações promovidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida atingiram 100 milhões de brasileiros, já que foram realizadas em grandes centros comerciais, estádios, autódromos e nas instituições que decidiram apoiar a causa. Mas será que tudo isso tem sido suficiente para mudar a mentalidade dos homens com mais de 50 anos?
Muitos homens ainda se recusam a fazer o exame de toque, fundamental para o diagnóstico do câncer de próstata, por questões ideológicas. Ao longo de toda a vida, eles foram ensinados que seriam menos homens se cuidassem do próprio corpo e se dedicassem atenção à própria saúde.
Pela lógica patriarcal, os homens são indestrutíveis, e não haveria nenhuma doença que pudesse pará-los. Então eles não precisariam se sujeitar a um exame que envolve o toque em uma parte íntima para se cuidarem. Inclusive não precisariam ter qualquer cuidado com a própria saúde.
Considerando que as pessoas que são atingidas pelo câncer de próstata são homens idosos, é difícil transformar o jeito deles de pensar sobre quem são e sobre o que a sociedade espera deles. Logo, o machismo é o principal obstáculo para o diagnóstico e a prevenção de inúmeras doenças que podem acometer o público masculino.
Felizmente, como a sociedade está em constante renovação, podemos esperar que os traços patriarcais percam força com o passar do tempo, e que cada vez mais homens comecem a se cuidar em todas as fases da vida, sobretudo durante a velhice. Esse cenário tende a melhorar, principalmente por meio de um esforço coletivo por essa causa.
Como a sociedade pode colaborar para reforçar as ações do Novembro Azul?
Anteriormente, entendemos que a efetividade das ações do Novembro Azul seria maior se a sociedade não fosse tão machista. Portanto toda a população deve fazer um esforço para transformar a mentalidade que constitui a nossa cultura, praticando ações que fortaleçam o Novembro Azul. Veja abaixo como cada setor da comunidade pode fazer isso.
Como a família pode colaborar: o cuidado e o afeto são virtudes que podem motivar um homem a cuidar de si. Dessa forma, as famílias dos homens mais velhos podem acompanhá-los nos exames de rotina, informá-los sobre a importância de ter hábitos saudáveis, além de dar bons exemplos a eles, realizando um acompanhamento médico anual também.
Como a igreja pode colaborar: a religião é um dos pilares da vida de muitas pessoas. Para elas, a fé é uma lente através da qual veem o mundo, e que pode conduzir os pensamentos e as reflexões que realizam. Isso significa que líderes religiosos devem alertar sobre a necessidade de tomar atitudes práticas para cuidar de si, além de contar com o poder da crença.
Como as ONGs podem colaborar: as ONGs voltadas ao público masculino e às famílias podem promover eventos, palestras e conteúdos informativos sobre os cuidados que os homens precisam ter com a própria saúde. Quanto mais fácil for o acesso às informações sobre o tema, mais fácil será garantir que esse público se cuide melhor.
Como o governo pode colaborar: os homens que ocupam cargos políticos devem dar à população o exemplo de autocuidado, fazendo parte das campanhas de conscientização do Novembro Azul. Além disso, as instituições governamentais devem ampliar o atendimento aos homens nos postos de saúde e nos hospitais, com profissionais capacitados que expliquem de forma didática sobre diferentes doenças.
Como os amigos podem colaborar: como muitos homens sentem vergonha de se cuidar, é fundamental que eles percebam que outros homens também fazem isso. Nesse sentido, os amigos devem se mobilizar para marcar consultas e criar um ambiente acolhedor para conversar sobre possíveis alterações no funcionamento do próprio corpo, por exemplo.
Como as empresas podem colaborar: durante o Novembro Azul, as empresas devem oferecer aos funcionários palestras sobre saúde física e mental. Também é importante que elas facilitem a saída do serviço no dia em que for necessário fazer os exames de rotina, para que os homens reconheçam a importância de dedicar um tempo para cuidarem de si.
Como profissionais da saúde podem colaborar: quando os homens buscarem auxílio médico por qualquer motivo, é importante que os profissionais da saúde destaquem a importância de eles retornarem durante o Novembro Azul, para a realização dos exames indicados.
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Por meio do conteúdo que apresentamos, você entendeu a importância de se conscientizar e disseminar a data. Com o Novembro Azul 2021, a campanha completou uma década de existência, período determinante para salvar inúmeras vidas. Portanto fortaleça a conscientização sobre a saúde masculina a partir de então, conversando com os homens ao seu redor e fazendo os exames de rotina essenciais!