A criatividade pode ser a definição de como a capacidade humana de criar e de inventar.
Ela está em diversas áreas da nossa sociedade: música, pintura, arquitetura, cinema, vídeo, poesia, fotografia, artesanato, livros, em cada detalhe de uma peça de teatro; enfim, em todos lugares, até mesmo na natureza que nos inspira e cria tantas coisas belas e originais.
A criatividade nos dá vontade de fazer perguntas e procurar respostas ou alternativas que criam sensações ou mesmo algo palpável diferente de tudo o que já se viu, pois quem é criativo faz algo novo que não existe, algo que faz a diferença no mundo e muda a visão das pessoas em relação ao que foi criado.
‘Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.’
Mary Lou Cook
Podemos encarar a criatividade da mesma forma como Freud a viu: como um conflito inconsciente e intermitente, que nos obriga a pensar e a procurar, que nos obriga a questionar, em vez de simplesmente aceitar.
Como soltar a criatividade?
Processo de sugestão
Muitas ideias boas podem ser destruídas por medo da rejeição.
Para evitar que as pessoas reprimam suas imaginações, crie um processo simples e receptivo que faça com que as pessoas possam depositar suas ideias sem medo de serem ignoradas ou julgadas.
Faça amigos
As pessoas com quem você convive, sejam elas colegas, amigos ou familiares, também devem ser envolvidas nesse processo de criatividade, pois isso desperta novos olhares e diferentes mentes para criar algo diferente.
Mente descansada
É importante estar bem tranquilo e descansado, pois criatividade e mente cansada não combinam. Procure ir a um parque, tomar um café ou fazer algo que te deixe em paz consigo mesmo, para abrir as portas para a criatividade entrar e ser sua amiga.
Escreva ideias em um caderno
Uma mente criativa sempre tem um bloco de notas ou algum caderno para anotar suas ideias geniais, assim não se esquece das criações que poderá fazer, pois coloca no papel tudinho.
Se desafie
Desafios, seja ler um livro, fazer um poema ou desenhar algo, estimulam o cérebro a criar coisas diferentes, mas faça algo que não goste muito, pois assim você se desafia a ver o mundo com outros olhos e prática a sua mente a não fazer sempre o que gosta, mas também a aceitar coisas diferentes, ajudando a criatividade a crescer cada vez mais
Nesse dia tão belo, tente expressar sua criatividade de alguma forma, seja criando uma poesia ou até mesmo fazendo uma receita diferente para quem você ama!
Quem disse que você não pode ser criativo?
Tente fazer algo diferente! Se desafie! Garanto que você vai gostar
Você também pode gostar de outros artigos da autora: Escutar música clássica pode ser um poderoso meio de nutrir a alma com felicidade