Gênesis 41:1-44:17
146 versículos
“E foi ao fim de dois anos, e o Faraó sonhou.” (Gênesis 41:1)
O Faraó sonhou que sete vacas magras devoravam sete vacas gordas, bem como sete espigas miúdas devoravam sete espigas gordas. Sem saber seu significado, pediu aos seus auxiliares e magos uma explicação para seus sonhos, sem sucesso, até que o copeiro, que anteriormente estava preso com Yossef (José), lembrou-se dele para o Faraó. Então, Yossef foi solto e apresentou-se perante o Faraó, revelando o significado dos sonhos. Seriam sete anos de abundância seguidos por sete anos de fome. Satisfeito com a explicação e vendo em Yossef o espírito de Deus, o colocou como o segundo homem mais poderoso do Egito, apenas atrás de sua própria autoridade, para que pudesse administrar toda a riqueza do reinado. Passados os anos de abundância, veio a fome. Os filhos de Jacó, irmãos de Yossef, que moravam em Canaã, desceram ao Egito, para comprar alimentos. Os irmãos curvaram-se perante Yossef, mas não o reconheceram. Em sua segunda descida ao Egito, os irmãos são testados, sendo que Yossef manda-os trazerem Benjamin, o irmão mais novo.
Esta é a história de nossa descida espiritual ao Egito, aos mundos inferiores, para o nosso aperfeiçoamento. Ela se refere à nossa busca espiritual, em meio ao mundo físico, sob o domínio do Faraó, o nosso lado negativo, ligado ao ego. Mas a nossa parte ligada aos mundos superiores está intacta, e comanda todo o processo, ela reina sobre todas as esferas inferiores. É a ela que devemos nos curvar e procurar o alimento.
Esta é também uma lição de como é o processo de causa e efeito. Yossef foi vendido como escravo pelos irmãos. Passado um período, os irmãos sentiram o efeito dessa ação, que foi se submeter à autoridade de Yossef, agora poderoso. Tudo que fazemos tem uma consequência. Toda nossa realidade é determinada a partir das sementes que plantamos.
Também aprendemos a lição de que Yossef estava preso e confiou no servo que foi liberto, para que o salvasse. Assim, ficou mais dois anos preso, por não ter confiado em Deus.
Devemos sempre ter a certeza de que estamos participando de um processo, para o aperfeiçoamento de nossas almas, e que tudo tem um propósito estabelecido, nada é ao acaso. Tendo essa certeza, de que tudo vem do Criador, somos aliviados de nossas tribulações de forma mais rápida.
Yossef tinha que passar por essas situações, para que pudesse reinar sobre o Egito e estabelecer o projeto de Deus, de revelar a luz da Torah a todo o povo.
“E enviou o Faraó e chamou a José; e fizeram-no sair precipitadamente do poço.” (Gênesis 41:14)
Yossef foi solto imediatamente. Assim também nós, podemos receber bênçãos e milagres em um segundo, quando a nossa hora for chegada. Nossa vida pode ser transformada imediatamente.
Essa leitura é feita em Chanuká, porção essa relacionada a milagres, bênçãos financeiras e libertações.
Tudo vem de Deus. Acredite que tudo faz parte de um processo que é o melhor para você e para toda a humanidade!
Tenha uma ótima semana!
Chag Sameach Chanuká!
Você também pode gostar de outro artigo desse autor. Acesse: Estudos da Cabala – Semana 9 – Vaieshev