Várias datas no calendário celebram o ato do agradecimento. Dia 6 de janeiro, comemoramos o Dia da Gratidão. Dia 11, o Dia Internacional do Obrigado e, por fim, no dia 21 de setembro o Dia Mundial da Gratidão.
Fico muito feliz em ver esse tema sendo propagado abertamente nas redes sociais, pois a #gratidão é uma das mais compartilhadas, e também ganhando espaço na mídia tradicional. No último domingo, 6 de janeiro, estreou um quadro no Fantástico demonstrando o quão importante é expressar o sentimento da gratidão.
A virtude da gratidão é uma das emoções positivas que devemos cultivar frequentemente no nosso cotidiano. Sabe por quê? Por que a Ciência da Felicidade já desenvolveu pesquisas e conseguiu validar que sentir gratidão e alegria em resposta ao recebimento de um “presente”, bênção ou ação de outra pessoa eleva o nível de satisfação, trazendo a sensação de bem-estar e contentamento.
Sabe aquela metáfora de você olhar o copo e decidir se ele está “meio cheio” ou “meio vazio”? Pois bem, com um mindset positivo e, consequentemente, grato, a vida vai ganhando um colorido todo especial.
Quando aprendemos a agradecer com nosso sentir (com o coração), e não apenas mecanicamente, como um ato de educação, nos nutrimos de um sentimento que nos traz vários benefícios, segundo os estudos da Psicologia Positiva:
– Valorizamos nossas conquistas por apreciar as bênçãos recebidas;
– Vivemos com menos estresse, pois a gratidão possibilita maior vitalidade, um sono reparador e a recuperação de doenças de forma mais rápida;
– Atraímos pessoas que nos ajudam, pois estamos abertos a receber gestos de gratidão e sintonizamos com mais gentilezas;
Enfim, a vida fica muito mais leve, alegre e abundante, e ainda mais saudável, pois a gratidão, por estar ligada a inúmeras emoções positivas, traz também muitos benefícios físicos.
Então, temos ou não inúmeros motivos para sermos pessoas gratas?
Um indivíduo agradecido é aquele que valoriza muito tudo aquilo que ele tem, tudo aquilo que os outros fizeram e fazem para ele e isso traz a sensação de bem-estar, e até de sorte, pois magicamente, mais e mais coisas boas são atraídas para suas vidas.
Agora me conta. Você costuma agradecer pessoalmente toda boa ação direcionada a você? Sente que tem uma mentalidade grata?
Você também pode gostar:
- Como ser grato pelas coisas simples
- Sexto sentido – Ele realmente existe?
- Os 5 princípios do Reiki e seus benefícios
Gostaria de convidá-lo a praticar o exercício das três bênçãos diárias. Para isso, reserve um bloco de notas, um caderno ou até o pote da gratidão e, antes de dormir, escreva pelo menos três fatos, pessoas ou coisas boas que aconteceram no seu dia. Com o passar de uma semana, você perceberá uma sensação de bem-estar, de contentamento e alegria.
Se você gostar da prática e desejar continuar, será lindo ver esse caderno ou pote cheio de apontamentos pelos quais você conseguiu agradecer no decorrer de um período.
Sim, coisas boas acontecem em sua vida, o que faltava, talvez, era você observar, anotar, contemplar e agradecer os “pequenos milagres” cotidianos.
Para mim, é muito bonito observar o crescimento do número de pessoas que usam hastags como #gratidão, #muitoobrigado, #namastê, #gentilezageragentileza e #maisamorporfavor. Acredito que é um belo sinal de uma mudança de consciência na valorização do que realmente importa nessa vida: O AMOR.