Comemora-se Purim neste 14 de Adar II, mês de Peixes II, do pôr do sol do dia 20 de março ao pôr do sol do dia 21 de março.
Historicamente, é a data em que os israelitas foram salvos de serem exterminados, pela ordem do primeiro-ministro persa, Haman. Os israelitas eram, no século 4 a.C, súditos do rei Achashverosh, que tinha como esposa a israelita rainha Esther, prima do lider Mordechai.
A rainha Esther pediu para o seu povo orar e jejuar, tendo em seguida revelado sua identidade e origem israelita ao rei persa, conseguindo a eliminação do referido decreto de morte. O ministro Haman foi executado e os israelitas festejaram o milagre da sentença de permanecerem vivos.
Os cabalistas explicam que esta foi uma vitória da consciência do amor ao próximo sobre os aspectos negativos do mundo, a transformação dos desejos egoístas em desejo de compartilhar. Haman foi a reencarnação de Esaú, a consciência negativa, sendo que Mordechai foi a reencarnação de Jacó, que representa, neste caso, a não inclinação do bem ao mal, contendo um significado oculto em relação ao número 7, na Árvore da Vida.
A nossa batalha mais profunda não ocorre em nível físico, mas em nosso interior, em nível espiritual. É a batalha interna entre o bem e o mal.
O mês de Adar II é regido por Júpiter, que propicia a energia dos milagres. É quando podemos plantar sementes para uma vida plena, livre da dor e do sofrimento. Purim propicia a revelação da Luz de Chochmá, a Luz em sua plenitude e verdade. É dito que Purim será a única celebração após a vinda do Mashiach (Messias), quando todos conhecerão a verdade.
Os cabalistas recomendam, nesta data, a realização de algumas mitzvot (preceitos), para nos alinharmos à energia disponível: doação de uma oferta aos necessitados (tzedaká); a leitura do pergaminho de Esther; a participação em uma refeição festiva, com bebida, para elevação da consciência; a oferta de alimentos a amigos e o jejum completo no dia 13 de Adar II.
Esta é, na essência, a oportunidade de eliminação da dúvida, da ansiedade e o medo do futuro, inseridos em nossa mente e que causam confusão e destruição. É a clareza do pensamento e a certeza no poder do Criador.
Você também pode gostar
Chag Sameach Purim!