Atualmente o cultivo de hortinhas caseiras tem se tornado cada vez mais comum, principalmente devido à busca por uma alimentação mais saudável e orgânica. É possível encontrar com facilidade diversas formas de plantarmos frutinhas, temperos e até alguns vegetais, usando apenas o espaço da sacada de um apartamento.
Mas, com a ajuda da ciência, estamos indo cada vez mais além, e agora é possível plantar até mesmo alfaces hidropônicas dentro de casa usando apenas um pote de sorvete.
Os pesquisadores que desenvolveram esse sistema o chamam de “mini-floating”, e segundo o agrônomo Jorge Barcelos, “com um pote de sorvete, conseguimos fazer uma hidroponia sem energia elétrica, é um sistema muito simples e caseiro”.
Para esse processo, é necessário apenas um pote de sorvete vazio e com tampa, uma garrafa descartável de cinco litro de água e um rolo de fita adesiva de alumínio.
Um ponto interessante é que quanto mais brilhante for o alumínio utilizado no plantio, mais insetos serão repelidos da sua alface.
Ainda, o professor Barcelos recomenda a compra de um kit pronto que vem com cinco nutrientes, são eles: nitrato de cálcio, nitrato de potássio, sulfato de magnésio, fosfato de monoamônio e micronutrientes.
Cada pacote de adubo é dissolvido em uma garrafa de cinco litros de água. Ao final, serão cinco garrafas, e para preparar o adubo, faça uma mistura com a quantidade certa de cada um deles.
Além disso, é preciso lembrar que a alface precisa tomar sol e ficar no potinho por mais ou menos trinta dias. Por isso, é importante estar atento ao nível de água e ir repondo conforme o necessário.
Você também pode gostar:
O kit pronto de adubo custa apenas R$12,00 e rende mil litros.
Por fim, no vídeo abaixo você pode conferir o processo completo para o cultivo da alface no pote de sorvete.