No dia 30 de março, celebra-se o Dia Mundial do Transtorno Bipolar, uma doença que afeta mais de 6 milhões de brasileiros. A falta de coragem para assumir um transtorno mental e procurar ajuda ainda é uma realidade muito presente.
Divulgando essa imagem, queremos conscientizar, mostrar os fatos e combater o estigma numa tentativa de encorajar as pessoas a procurarem a ajuda que necessitam.
De acordo com ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos), o transtorno bipolar “é uma doença, um transtorno mental com causas biológicas, neuroquímicas e psicossociais em que existe uma alteração do humor, onde a pessoa apresenta uma alternância de períodos de depressão com períodos de euforia (mania ou hipomania)”. É mais frequente o aparecimento dessa doença em jovens entre os 18 e 25 anos. Segue, então, um resumo dos sintomas mais comuns:
Fase maníaca:
Essa fase é muito irregular quanto à duração. Pode ter estes sintomas durantes dias ou meses:
Fácil distração
- Pouca necessidade de sono
- Baixa capacidade de discernimento
- Menor controle do temperamento
- Compulsão alimentar, beber demais e/ou uso excessivo de drogas
- Manter relações sexuais com muitos parceiros
- Gastos excessivos
- Hiperatividade
- Aumento de energia
- Pensamentos acelerados e em simultâneo
- Fala em excesso
- Autoestima muito alta
- Grande envolvimento em atividades
- Grande agitação ou irritação.
Fase depressiva:
A fase depressiva pode acontecer antes, depois ou até mesmo em simultâneo com a fase maníaca (estado misto). A mudança e alternância entre ambas as fases pode ser muito rápida e os sintomas mais ou menos intensos. Esteja atento a estes sinais na fase depressiva:
- Desânimo, tristeza, sofrimento diário
- Dificuldade de concentração
- Perda de peso e perda de apetite
- Comer excessivamente e ganho de peso
- Fadiga ou falta de energia
- Sentir-se inútil, sem esperança ou culpado
- Perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas
- Baixa autoestima
- Pensamentos sobre morte e suicídio
- Problemas para dormir ou excesso de sono
- Afastamento dos amigos ou das atividades que antes eram prazerosas.
- Problemas de memória
- Diminuição da capacidade de decisão
Transtorno bipolar ou apenas mudanças de humor?
É importante referir que a doença bipolar pode, por vezes, ser confundida com simples oscilações de humor. Todos nós temos fatores externos ou internos que levam a que o nosso estado de humor se altere, como a TPM nas mulheres, por isso não devemos assumi-las, nesses casos, como bipolares. No entanto, se for algo constante, progressivo ou diferente do que normalmente sente, deve-se buscar ajuda médica de imediato.
Caso sofra de transtorno bipolar, é importante que se comprometa com o tratamento, mantenha uma rotina de sono estável, evite álcool e drogas, desabafe com alguém de confiança (amigos e familiares são cruciais nessas situações), aproveite seus períodos de bem-estar e, sobretudo, enfrente a doença e seus sintomas sem preconceito!
Você também pode gostar
Se você toma medicação para transtorno bipolar, o aplicativo MyTherapy, desenvolvido pela smartpatient, pode ser uma ótima ajuda para você. Ele atua não só como lembrete, através de notificações e alarmes para cada medicamento, mas também permite registrar sintomas, mudanças de humor, medições ou efeitos colaterais das medicações. O aplicativo é completamente gratuito para Android e iOS e é totalmente personalizável para servir todos aqueles que vivem com o distúrbio.
#worldbipolarday