Padrões de beleza inalcançáveis, desigualdade social, racismo, lgbtfobia e machismo são problemas que existem no mundo inteiro. Vivendo em um sistema que se estrutura e se baseia em formas de opressão, pode ser muito difícil ter pensamentos positivos sobre quem somos e sobre quem as outras pessoas são. Há esperança para um mundo tão cruel em que vivemos?
Em 2018, a Universidade da Califórnia divulgou os resultados de uma pesquisa que apontou que cada pessoa tem cerca de setenta mil pensamentos por dia. A maioria desses pensamentos é negativa.
De acordo com psiquiatras, seria saudável ter apenas três pensamentos negativos por dia, de forma que a nossa rotina não fosse consumida por um turbilhão de ideias que nos fazem mal.
Apesar disso, seria inevitável ter algum pensamento negativo, ou acordar em um dia que parece pior que o outro.
Adotar uma postura mais positiva não significa deixar de ter pensamentos negativos.
A estratégia deve ser outra. A primeira recomendação é reconhecer os pensamentos que você tem e identificar a causa e a consequência de cada um. Não será um processo fácil, mas os resultados o tornarão mais leve.
Uma vez que esses pontos são identificados, a próxima parte é reformular esses pensamentos negativos tentando enxergá-los de uma forma diferente. Por exemplo, em vez de pensar que você perderá seu trabalho, pense em tudo que você pode fazer para mantê-lo.
Outra possibilidade para ter pensamentos positivos e que pode ser mais libertadora do que a primeira é extravasar o que você sente de ruim.
As formas mais comuns de se fazer isso são por meio da arte, da escrita ou até mesmo conversando com um profissional de psicologia. É importante libertar os sentimentos negativos que estão dentro de nós, reconhecendo que eles existem e que podem ser vencidos.
Você também pode gostar
Pode ser um desafio encontrar a nossa força e a nossa coragem, mas basta lembrar que os pensamentos positivos sempre atrairão mais positividade.