Atualmente muito tem se falado sobre bebidas para desintoxicar o corpo e muitas pessoas têm utilizado-as para emagrecer, porém, não é de hoje que médicos e especialistas recomendam a desintoxicação como forma de prevenir e tratar diversas doenças.
Nossos sistemas digestivo e urinário trabalham para eliminar as impurezas que nosso corpo absorve e, quando algum deles falha, temos indisposição, dores, desconfortos ou até mesmo doenças mais sérias, como infecções, inflamações, etc.
Muitos tipos de alimentos contém além das vitaminas e nutrientes, antioxidantes responsáveis pela limpeza do sangue e de alguns dos principais órgãos e, o simples consumo, já estimula o bom funcionamento do nosso corpo.
Conhecendo bem as substâncias presentes em cada alimento é possível ter uma alimentação saudável, trabalhando a reação destas substâncias em nosso organismo, seja desintoxicando apenas para liberar as toxinas do nosso corpo ou auxiliando no tratamento e prevenção de algumas doenças.
Cura através da alimentação
O gengibre, por exemplo, é ótimo para tratamentos de doenças respiratórias, circulatórias e digestivas, pois ele tem ação bactericida e desintoxicante, além de acelerar o metabolismo que ajuda quem quer perder peso.
Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM como alteração de humor, dores e inchaços, ervas como a camomila, a erva doce e o dente-de-leão são ótimas para alívio dos sintomas, pois têm função diurética e relaxante.
Você também pode gostar
- Descubra 14 maneiras de fáceis de desintoxicar o seu corpo
- Conheça 24 alimentos que são poderosos na hora de desintoxicar
- Aprenda 6 truques para eliminar agrotóxico de frutas e verduras
O alho, chá de pétalas brancas e iogurte natural podem ser usados para tratamento de doenças ginecológicas, como a candidíase vaginal por exemplo, a aplicação é fácil e o resultado leva o mesmo tempo dos remédios convencionais, porém, sem usar nenhum componente químico.
O consumo de folhas verdes, como rúcula, couve, agrião, brócolis, hortelã, entre outras, auxiliam no fortalecimento de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, pois são ricos em cálcio, fósforo e ferro.
Independente de qual for sua expectativa quanto ao consumo de alimentos para desintoxicação do corpo, se faz necessário buscar informações com um especialista, para encontrar a dieta certa para você.
Já os alimentos amarelos, alaranjados e vermelhos, trabalham no bom funcionamento do sistema imunológico, visão e coração, contêm como nutrientes mais comuns o beta-caroteno e a vitamina C, que auxiliam na manutenção dos tecidos e dos cabelos, otimizam a absorção do ferro presentes nos vegetais e, previne e trata gripes e resfriados.
E o mais importante: beba bastante água, faça chuva ou faça sol, devemos consumir no mínimo dois litros de água por dia, além de hidratar, regula a temperatura, elimina impurezas através da urina e auxilia a transportar nutrientes.
- Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras