Extraído da casca da fruta, o óleo essencial de bergamota tem propriedades antisséptica, antibiótica, antiespasmódica e carminativa; é tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, antitérmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante e estimulante imunológico.
Assim como todos os óleos cítricos, traz sensação de alegria e ânimo para quem o inala. Possui também efeito tônico e regulador para a circulação e o sistema digestivo, especialmente em estados de tensão nervosa. Trata distúrbios gástricos. Estimula e regula o apetite. Na estética, estimula o sistema linfático, ajudando o corpo a eliminar toxinas, acúmulo de líquidos, celulite e gordura localizada. Também é indicado para tratamento de peles mistas, oleosas ou acneicas.
O outono e inverno são as estações ideais para lançarmos mão destas incríveis gotinhas. Por ser um óleo imunoestimulante, nos protege das doenças que atacam as defesas do organismo, como gripes e resfriados. Atua também como desinfetante bucal, é muito útil no tratamento de aftas, inflamações de garganta e mau hálito.
Você também pode gostar de:
- Você conhece a aromaterapia?
- Óleo essencial de Gerânio
- Óleo essencial de Hortelã Pimenta
- Saiba tudo sobre difusor de aromas
Este é um óleo realmente muito versátil, porque trata todo nosso corpo, nossa saúde mental e também a nossa alma. Estimulante, é um óleo que levanta o astral de qualquer pessoa e, por isso, também é considerado um dos mais poderosos óleos contra a depressão.
Pode ser usado naquelas situações que nos exigem uma maior autoconfiança ou quando precisamos defender uma ideia com alegria e convicção. Em tempos de tantas mudanças e sintomas da transição planetária, este óleo nos ajuda a trabalhar nossos medos, frustrações e catarses emocionais.
Ele nos estimula e nos dá suporte para ver o lado bom das coisas, ancorando a energia necessária para que possamos enxergar as situações do dia a dia, sob uma outra perspectiva, mais otimista e empoderada. Traz a clareza necessária para sairmos do vitimismo e dos pensamentos negativos.
Como se ainda não bastasse, o óleo de bergamota, por trabalhar tão bem nosso lado emocional, é um ótimo aliado para controlar a ansiedade e facilitar a superação de vícios e compulsões.
Para fazer um spray para borrifar no ambiente, você vai precisar de um recipiente de vidro de 100 ml com borrifador. Preencher com 33 ml de álcool de cereal, completar com água e pingar 20 gotas do óleo essencial de bergamota. Agite bem e depois é só borrifar no ambiente de 2 a 3 vezes no dia. Com isso, o óleo vai aromatizar e, ao mesmo tempo, espalhar seu princípio ativo pelo ambiente.
Vale lembrar que, como todos os óleos essenciais, o óleo de bergamota é altamente volátil e com o passar do tempo nosso olfato se “acostuma” com o cheiro. Isso não significa que as propriedades terapêuticas perderam o efeito, pelo contrário. A regra vale para todos os óleos essenciais: após a aplicação escolhida, mesmo quando você não estiver sentindo mais o “aroma”, ele continua exercendo suas funções. Ok?
A contraindicação para o óleo essencial de bergamota é utilizá-lo em concentrações acima de 1% devido ao fato de seu aroma ser muito intenso. Além disso, nunca deve ser utilizado puro sobre a pele. Mesmo diluído em óleo vegetal ou cremes, não é recomendado. Após aplicar na pele, expor-se à luz do sol ou ultravioleta, pois, como todo óleo cítrico, pode causar manchas nessas condições.