Quando esses neurônios são perdidos, há maior vontade de comer produtos gordurosos e com açúcares. Se não bastasse comer mais, ainda ficamos com o metabolismo mais lento e armazenamos mais energia.
Em estudo realizado na Unicamp em 2017, foi avaliado a interferência de uma dieta rica em gordura SATURADA com a inflamação e consequente morte dos neurônios POMC em camundongos. As alterações foram notadas logo no primeiro dieta desta dieta.
Como ocorre a morte dos neurônios:
Quando a gordura chega no intestino, ela é absorvida e levada até o cérebro. A micróglia (célula de defesa) entende que aquele excesso de gordura é uma ameaça aos neurônios e começa a produzir moléculas inflamatórias. Quando isso acontece de forma constante, a inflamação fica crônica e os neurônios acabam morrendo. Por isso é que obesos têm tanta dificuldade de manter uma dieta equilibrada.
Dieta à base de carboidratos simples também aumenta lipídios no sangue e pode levar ao mesmo processo de inflamação cerebral.
Principal fonte de gordura saturada:
- Gordura animal
-
Manteiga
-
Laticínios (leite, queijo, iogurte, crem20e de leite, leite condensado, doce de leite, requeijão)
Também está presente em óleo de coco, óleo de dendê, produtos industrializados, biscoitos, sorvete, bolos, tortas.
Você também pode gostar de:
- Como se alimentar bem fora de casa?
- Como deixar de usar medicamentos para hipertensão?
- Como evitar o desperdício de comida dentro de casa
Referência:
Razolli, D.S. “Aaracterização de mecanismos envolvidos na rápida regulação de POMC em resposta {a dieta hiperlipídica” Unicamp Campinas, 2017. Acesso em 08/01/19