CAPÍTULO 64 – NÃO SE ESCONDA ATRÁS DAS LENTES ESCURAS DOS ÓCULOS DE SOL!
Ô, coisa chata que é falar com uma pessoa sem ver seus olhos, escondidos por grossas e agressivas lentes escuras, sobretudo daquelas que parecem parabrisas de carros de autoridades muito importantes! É uma sensação das mais desconfortantes, capaz de arruinar qualquer intenção de sintonia adequada e comunicação leve e saborosa! É o mesmo, por vezes, que conversar com um zumbi: reparou que esses seres, nos filmes, sempre têm um buraco escuro no lugar dos olhos? Pois é…
Os olhos e os olhares são infinitos em suas possibilidades de estabelecer conexão entre as pessoas e de permitir a fluidez das emoções e sentimentos cabíveis nos momentos da conversa.
Dizem tudo o que podem e sentem os poetas de todos os matizes, em especial os românticos, bêbados de paixão, sobre os olhos e os olhares. Eles revelam extraordinária lucidez!
Quando nosso interlocutor está com os olhos bloqueados por lentes escuras, é só uma questão de tempo, não raramente pouquíssimo tempo, para que nos sintamos desconfortáveis, inseguros, quando não irritados e lutando contra a vontade de tirar os óculos da pessoa e atirá-los longe, preferencialmente às rodas de um caminhão de seis eixos, mas este livro não recomenda atitudes extremas, porém reconhece que têm lá suas razões, não é verdade?
Faça muita diferença na vida das pessoas, diante delas postando-se em gesto de cortesia elementar, tirando seus óculos escuros e lhes deixando aberto o caminho para a conexão visual. Todos ganharão com isso, sem a menor dúvida.
Ouça “Duas Contas”, música composta por Garoto (Aníbal Augusto Sardinha). Na voz de Maria Bethania é de arrepiar. Para motivar o(a) caro(a) leitor(a), eis os quatro primeiros versos: “Teus olhos são duas contas pequeninas. Qual duas pedras preciosas. Que brilham mais que o luar. São eles guias do meu caminho escuro”.
Para quem deseja compreender mais sobre olhos, olhares e robustecer sua compreensão sobre o que propõe esta página do livro, fica a sugestão de digitar: “Poemas sobre olhos e olhares” no seu mecanismo de busca na internet. Assim será possível mergulhar num imenso oceano sobre esses atalhos para a alma humana…
Você também pode gostar