A presença é tão importante que deve ser lembrada por muito tempo depois. A presença é o principal, o presente o acessório. Modernamente, no entanto, envia-se o presente e dispensa-se a presença. “Ele não veio, mas mandou um presente.” O presente substituiu a presença! O acessório substituiu o principal.
Olhe para si próprio. Quantos presentes você dá a si mesmo? Carro novo, viagens, jantares, uma casa na praia, emprego novo, uma tarde no futebol. A própria sociedade e a propaganda o incitam a presentear-se: “compre isso, compre aquilo!” E você compra, usa, vende ou descarta, mas continua infeliz! Por quê? Porque você se presenteia, mas não se presencia.
Você também pode gostar de:
Presenciar-se, estar presente em si próprio é o principal, presentear-se é o acessório. Presentear-se sem presenciar-se é como “mandar” um presente para você mesmo. “Eu não tenho tempo, e talvez, nem coragem para estar comigo mesmo, mas me dou presentes.” O vazio que não abandona você, mesmo quando você se enche de presentes, tem um significado: a falta da Presença! Só presentes não bastam.
Estar presente em si significa estar consciente de si; estar com a atenção focada nos vários veículos que compõem seu ser: seu físico, suas emoções, sensações e sua mente, sem julgamentos ou autocrítica. Estar presente em si significa VIVER o eterno momento presente, o único verdadeiro em toda a existência!
A sociedade materialista conseguiu transformar algo que se VIVE em comunhão consigo mesmo e com aqueles a quem se ama em um paradigma social que se impõe pela compra e pelo consumo.
Exercite, pois, a Presença Íntima: volte sua atenção para si mesmo. Coloque-se como observador de seus pensamentos e emoções, identificando-se não com elas (“pois eu não sou meu corpo, minhas emoções, minhas sensações ou meus pensamentos”) mas com algo que consegue observar tudo isso “de fora”. Esse algo tem a ver com seu Eu interior (“Eu Sou meu Deus Interior”).
Ao exercitar a Presença Íntima, você perceberá que apenas o que é verdadeiro permanecerá; o que é ilusório desaparecerá. Angústias, medos, mágoas, culpas e quaisquer outros sentimentos ou sensações negativos não resistirão à Presença Íntima. Seus pensamentos e sentimentos descontrolados se calarão quando você os observar, como se calam os futriqueiros quando, de fora, alguém os observa.
Ao estarmos presentes, socialmente, fortalecemos nossos laços de amizade. Ao estarmos presentes, com nós mesmos, em Presença Íntima, fortalecemos nossos laços com nosso Deus íntimo. Cada momento de Presença Íntima é um presente nosso para Deus; é um avanço no caminho de nossa missão verdadeira: o crescimento interior!